skip to main content

Arquitetura da informação, design instrucional e desenvolvimento de recursos educacionais abertos (REA's) proposta de configuração de uma nova ecologia da informação

Robinson Mascarenhas Almeida Marcos Mucheroni; Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação (25. 2013 Florianópolis)

Anais Florianópolis, 2013

Florianópolis 2013

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Arquitetura da informação, design instrucional e desenvolvimento de recursos educacionais abertos (REA's) proposta de configuração de uma nova ecologia da informação
  • Autor: Robinson Mascarenhas Almeida
  • Marcos Mucheroni; Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação (25. 2013 Florianópolis)
  • Assuntos: BIBLIOTECONOMIA; DOCUMENTAÇÃO; TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO; ENSINO E APRENDIZAGEM
  • É parte de: Anais Florianópolis, 2013
  • Notas: Trabalhos apresentados no XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, de 07 a 10 de julho de 2013, Florianópolis, SC;Disponível em: . Acesso em: 03 jan. 2014
  • Descrição: Apresenta e propõe o desenvolvimento de Recursos Educaciona is Aberto s (REA ’ s ) que são objetos de aprendizagem criados, adaptáveis, compartilháveis e re - usáveis por educadores, educandos e quaisquer pessoas em ambientes físicos e virtuais de ensino - aprendizagem e de informação, como escolas, ambientes de estudo, bibliotecas, blogu es etc . Objetiva - se a construção de REA em hipertexto didático do componente curricular “matemática” no ensino médio imbricado com tema transversal “pluralidade cultural”, com base em documentos curriculares nacionais e estaduais. Utiliza - se como método s e instrumentais o levantamento bibliográfico e o estudo de caso de aplicação de elementos de biblioteconomia , documentação e informação (tagueamento/indexação e categorização do conteúdo , arquitetura da informação ) , processo de ensino - aprendizagem (teorias educacionais construtivistas , design instrucional ) , tecnologias ( TIC’s e hipertexto ) e ação cultural (compartilhamento, socialização e troca de informações) . Obt eve - se como resultado REA em hipertexto didático com bloco de conteúdo disposto em colunas de i ndexação (paratexto) e de conteúdo (texto principal) composto por categorias e indexadores e, espaço para o preenchimento de conteúdo do item de ensino pelo educando e/ou educador. Considerou - se que é viável a construção do REA com processo informacional, comunicacional e de ensino - aprendizagem cen t rada no usuário/aluno atendendo - se aos princípios e ao ciclo de vida do REA e ao ciclo informacional, de forma a existir o desenvolvimento e a aplicação conjunta e simplificada de elementos de arquitetura da info rmação, design instrucional e representação da informação de REA
  • Editor: Florianópolis
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 1701-1716.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.