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Canais do rio Pinheiros: eixos de desenvolvimento urbano. Projeto de arquitetura de infraestrutura urbana fluvial da rede de portos, parques e bairros fluviais dos canais do rio Pinheiros, na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

Ikeda, Eloisa Balieiro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2023-09-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Canais do rio Pinheiros: eixos de desenvolvimento urbano. Projeto de arquitetura de infraestrutura urbana fluvial da rede de portos, parques e bairros fluviais dos canais do rio Pinheiros, na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê
  • Autor: Ikeda, Eloisa Balieiro
  • Orientador: Delijaicov, Alexandre Carlos Penha
  • Assuntos: Ambiente Construído; Rios Urbanos; Infraestrutura Urbana Fluvial; Hidrovia Urbana; Arquitetura Fluvial; Fluvial Urban Infrastructure; Fluvial Architectural; Built Environment; Urban Rivers; Urban Waterway
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho apresenta um estudo para implantação de um sistema de transporte fluvial de passageiros nos canais do rio Pinheiros, no município de São Paulo. O objetivo do modo fluvial de deslocamento é oferecer uma alternativa complementar ao sistema existente e sobretudo servir a usos educacionais e de lazer. O interesse público do projeto aqui proposto é inaugurar o uso da navegação em dois dos canais mais importantes da cidade de São Paulo, e ampliar o acesso às suas águas através de um projeto de uma rede de portos. Cada porto representa uma conexão entre água e cidade e também o potencial de um polo de desenvolvimento urbano. Nesta fase do estudo, são desenhados elementos da infraestrutura urbana fluvial, que são primordiais para viabilizar a navegação nos canais. Devem ser localizados os atracadouros, além dos parques fluviais latentes, para que em uma próxima etapa sejam desenvolvidos os Ecoportos ligados a cada uma dessas localidades. O Ecoporto é uma praça de equipamentos públicos às margens das águas, que tem o potencial de ser um polo de desenvolvimento urbano formado por espaços de qualidade ambiental e urbana. Possibilitar o uso da navegação é também retomar um dos usos previstos para os canais do rio Pinheiros e se aproximar da meta de usos múltiplos das águas, presente no primeiro artigo da Política Nacional dos Recursos Hídricos, (BRASIL, 1997). Salienta-se que o projeto aqui elaborado é pautado na premissa de navegar para limpar, um uso que deve ser compatível com a preservação do meio natural, livre de poluentes, e um instrumento de conscientização ambiental, em consonância com o Acordo de Paris. A metodologia de pesquisa utilizada é da pesquisa em projeto. O projeto responde ao problema posto e o seu desenvolvimento desencadeia a pesquisa que embasa as escolhas projetuais desperta novas problemáticas. Este projeto é continuidade de estudos prévios e adota os mesmos conceitos que orientam os estudos do Hidroanel Metropolitano da Região Metropolitana de São Paulo, e do Aquático SP, ambos projetos desenvolvidos pelo Grupo Metrópole Fluvial do La­boratório de Projeto da FAUUSP, para o Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura do Município de São Paulo, respectivamente.
  • DOI: 10.11606/T.16.2023.tde-12122023-124200
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2023-09-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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