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STEM education no contexto das reformas educacionais: os efeitos das políticas de educação globalizantes no currículo e na profissionalização docente

Pugliese, Gustavo Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2022-01-17

Acesso online

  • Título:
    STEM education no contexto das reformas educacionais: os efeitos das políticas de educação globalizantes no currículo e na profissionalização docente
  • Autor: Pugliese, Gustavo Oliveira
  • Orientador: Santos, Vinicio de Macedo
  • Assuntos: Currículo; Stem Education; Profissionalização Docente; Políticas Educacionais; Ensino De Ciências; Educational Policies; Science Education; Curriculum; Teacher Professionalism
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: STEM education (Science, Technology, Engineering and Mathematics) é um movimento educacional em evidência nas últimas duas décadas e com marcas típicas de uma concepção de escola voltada para o mercado de trabalho e para a prosperidade econômica das nações. Identificamos que a maneira pela qual o movimento STEM education e outras tendências têm se manifestado no Brasil é consequência da nova forma de governança educacional imposta por organizações internacionais e pelos chamados Think Tanks da educação. Além disso, o movimento STEM education tem relação com uma conjuntura de reformas que tomou força a partir das avaliações do PISA e da atuação da OCDE, o GERM (Global Educational Reform Movement), no qual questões educacionais locais são encaminhadas por instituições internacionais e tratadas como globais. Partimos do referencial teórico em sociologia da educação e em estudos do currículo para realizar uma pesquisa descritiva, na qual avaliamos as relações do STEM education com o PISA e também os efeitos do STEM education no contexto brasileiro. Observamos que há neste contexto uma tendência de universalização do currículo, de forma que é negada a participação dos professores em sua construção e implementação e, além disso, as necessidades individuais dos estudantes são estabelecidas por atores alheios à escola e suas demandas. Observamos também que ocorrem ressignificações sobre a docência, de modo que o (a) professor (a) se vê sujeito a um sistema de competição; de dataficação dos estudantes; e de um sistema que naturaliza as condições de trabalho precárias para exigir cada vez mais que ele (a) atue sem autonomia e envolvimento no processo educativo.
  • DOI: 10.11606/T.48.2022.tde-17032022-110235
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2022-01-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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