skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O cumprimento da medida socioeducativa de internação no Brasil: uma revisão sistemática da literatura

Koller, Silvia Helena ; Araújo Costa, Luiza Lins ; Coscioni, Vinicius ; Rosa, Edinete Maria

Psico : revista semestral do Instituto de Psicologia da PUC Rio Grande do Sul, Brasil, 2017, Vol.48 (3), p.231-242 [Periódico revisado por pares]

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O cumprimento da medida socioeducativa de internação no Brasil: uma revisão sistemática da literatura
  • Autor: Koller, Silvia Helena ; Araújo Costa, Luiza Lins ; Coscioni, Vinicius ; Rosa, Edinete Maria
  • Assuntos: Adolescente em Conflito com a Lei ; Adolescente en Conflicto con la Ley ; Adolescents in Conflict with the Law ; Derechos Humanos ; Direitos Humanos ; Educational Measures ; Educação ; Human Rights ; Literature Review ; Medidas Socioeducativas ; Psicologia ; Revisión de Literatura ; Revisão de Literatura ; Saúde ; Serviço Social ; Socio
  • É parte de: Psico : revista semestral do Instituto de Psicologia da PUC Rio Grande do Sul, Brasil, 2017, Vol.48 (3), p.231-242
  • Descrição: El objetivo de este estudio es identificar la contribución de investigaciones empíricas publicadas en revistas científicas sobre la caracterización del proceso de cumplimiento de medida socioeducativa de internamiento en Brasil. Se trata de una revisión sistemática de la literatura que analizó 30 estudios, cuyos resultados se trataron a partir del análisis temático. Se observó la precariedad de la estructura física y actividades ofrecidas, así como un clima organizacional coercitivo, marcado por relaciones interpersonales hostiles, lo que resulta en pérdida de identidad personal, sufrimiento, reincidencia y prejuicio en la comunidad. Elementos positivos también se pusieron de relieve, en cuanto a la adecuación de la estructura física y las actividades desarrolladas a un clima organizacional libre de violencia y a la vinculación de los adolescentes con sus familias y empleados, lo que favorece el aprendizaje y la protección. La revisión identificó la prevalencia de prácticas coercitivas sobre las pedagógicas, y subrayó la necesidad de estudios que investiguen los procesos derivados de privación de libertad. O objetivo deste estudo é identificar as contribuições de pesquisas empíricas publicadas em periódicos científicos sobre a caracterização do processo de cumprimento da medida socioeducativa de internação no Brasil. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura que analisou 30 trabalhos, cujos resultados foram tratados a partir da análise temática. Observou-se a precarização da estrutura física e das atividades ofertadas, bem como um clima organizacional coercitivo marcado por relações interpessoais hostis, o que resulta na perda da identidade pessoal, sofrimento, reincidência e preconceito na comunidade. Elementos positivos foram também destacados, referentes à adequação da estrutura física e das atividades desenvolvidas, a um clima organizacional livre de violência e à vinculação dos adolescentes com seus familiares e funcionários, o que favorece a aprendizagem e proteção. A revisão identificou a prevalência de práticas coercitivas sobre as pedagógicas e ressaltou a necessidade de pesquisas que investiguem os processos decorrentes da privação de liberdade. This paper aims to identify the contributions of empirical researches published in scientific journals on the characterization of the process of undergoing of socio-educational measures of confinement in Brazil. It is a systematic review of the literature that analyzed 30 papers, whose results were treated by thematic analysis. It was observed the precariousness of physical structure and leisure activities, as well as a coercive organizational climate marked by hostile interpersonal relationships, resulting in the loss of personal identity, suffering, recidivism, and prejudice in community. Positive elements were also highlighted, regarding the adequacy of physical structure and developed activities, to an organizational climate free of violence, and to the bonding of adolescents to their families and workers, which favors learning and protection. The review identifies a prevalence of coercive practices over pedagogical ones, and the need of studies to investigate processes arising from deprivation of liberty.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.