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Mal-estar docente e suas estratégias de enfrentamento um estudo na educação básica

Emiliane Nogueira Souza Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves

2023

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (https://doi.org/10.11606/D.22.2023.tde-06102023-140200 )(Acessar)

  • Título:
    Mal-estar docente e suas estratégias de enfrentamento um estudo na educação básica
  • Autor: Emiliane Nogueira Souza
  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
  • Assuntos: PROFESSOR REFLEXIVO; EDUCAÇÃO; ENFRENTAMENTO; Basic Education; Coping Strategies; Docência; Educação Básica; Estratégias De Enfrentamento; Mal-Estar Docente; Teacher Malaise; Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Ser professor é uma atividade construída historicamente e mobiliza o professor, enquanto pessoa e profissional. O processo educativo é desenvolvido em situações concretas que deixam marcas, frente a situações em que o professor se sente sobrecarregado, vai distanciando-se do sentido de sua profissão, da mesma forma que as condições de trabalho o distanciam do discurso de valorização da educação. Com as transformações aceleradas do mundo do trabalho muitos educadores sentem-se afetados em sua profissão, o que pode originar insatisfação na vida pessoal e profissional, causando o mal-estar docente. O objetivo deste trabalho foi compreender o mal-estar e as estratégias de enfrentamento do professor em atividade na educação básica com apoio na abordagem qualitativa na perspectiva histórico-cultural. A pesquisa foi realizada com cinco professores da educação básica por meio da participação em um grupo focal. Os resultados indicaram os sentidos atribuídos pelos professores às suas ações e vivências, nos quais se destacaram dilemas como a ideia do ser professor que é confrontada nas interações em sala de aula; as condições de trabalho que os colocam distantes do discurso de valorização da educação; e o mal-estar docente que os leva a desejarem se afastar de seu trabalho construindo diferentes formas de enfrentamento desta situação. Melhorias no sistema da educação são necessárias, desde a formação do professor até a valorização do magistério, suas condições de trabalho, salário digno, condições técnicas, estruturais e organizacionais. Trata-se de um processo que supõe a implicação tanto dos professores quanto das políticas públicas da educação
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 57 p anexos.
  • Idioma: Português

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