Educação permanente em saúde na transferência da política do tratamento diretamente observado da tuberculose: uma abordagem de métodos mistos
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Educação permanente em saúde na transferência da política do tratamento diretamente observado da tuberculose: uma abordagem de métodos mistos

  • Autor: Engel, Rosana Huppes
  • Orientador: Palha, Pedro Fredemir
  • Assuntos: Análise Do Discurso; Transferência De Política; Tuberculose; Métodos Mistos; Enfermagem; Mixed Methods; Policy Transfer; Discourse Analysis; Ttuberculosis; Nursing
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo objetivou analisar as contribuições da Educação Permanente em Saúde na transferência da Política de Controle da Tuberculose. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, do tipo paralelo convergente, realizada em dois municípios do interior de Minas Gerais. Foram utilizados dados quantitativos provenientes da aplicação do instrumento: \"Avaliação da Transferência de Políticas - Inovação, Informação e Conhecimento em Tuberculose\". Os dados qualitativos foram obtidos por meio da aplicação de entrevistas semidirigidas aos coordenadores municipais e profissionais de referência das equipes do Programa de Controle da Tuberculose, e os resultados foram organizados no software ATLAS.ti 6. Na etapa quantitativa participaram os profissionais de saúde de nível médio e superior das equipes de Atenção Primária à Saúde, 2. A coleta de dados ocorreu no período entre fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021. Empregou-se, a fusão da análise dos dados para comparar os resultados, sendo adotada a mostra conjunta, com a adoção de categorias para a análise dos dados. Para o tratamento dos elementos quantitativos foi realizada a análise de estatísticas descritiva e multivariada, sendo utilizados o software Statistical Package for Social Sciences versão 24, e o software Statistica 7, da Statsoft.Inc. A análise dos elementos quantitativos foi realizada à luz do referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso. A pesquisa atendeu a Resolução número 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Participaram da etapa quantitativa 202 pessoas, destas 26,2% eram técnicos em Enfermagem, 51,5% enfermeiros, e 22,3% médicos; sendo 58,9% do \"município 1\" e 41,1% do \"município 2\". Na etapa qualitativa participaram cinco enunciadores. Os dados quantitativos foram organizados de acordo o domínio geral da Educação Permanente em Saúde e os subdomínios \"ações da gestão para a equipe/unidade de saúde\", \"ações da equipe/unidade de saúde\", \"ações individuais do profissional e estratégias/ferramentas educativas\". Identificou-se um melhor desempenho nas variáveis sobre a liberação da equipe para as ações de capacitação e treinamentos, reconhecimento da equipe sobre a importância do Tratamento Diretamente Observado e sobre a adoção das diretrizes do Tratamento Diretamente Observado. Já, as variáveis com desempenho inferior foram as relacionadas à frequência dos treinamentos oferecidos pelo Programa de Controle da Tuberculose, e o oferecimento de treinamentos aos profissionais recém-contratados. Os resultados qualitativos foram organizados em famílias temáticas. Os resultados da mostra conjunta possibilitaram a apresentação em três categorias: \"o campo de interação entre o Programa Municipal de Controle de Tuberculose e as equipes de Atenção Primária à Saúde\", \"Atenção Primária e a gestão do cuidado: Tratamento Diretamente Observado e o controle da Tuberculose\" e \"Manifestação da Educação Permanente em Saúde: o que evidenciam as equipes e o que dizem os profissionais dos Programa Municipal de Controle de Tuberculose\". Este estudo corrobora e oferece subsídio para o reconhecimento do protagonismo da Atenção Primária à Saúde na gestão do cuidado e controle da Tuberculose, e confirma a Educação Permanente em Saúde como instrumento para a efetivação da transferência dessa política. Assim a Educação Permanente em Saúde pode se valer da Educação Continuada, assim como ocorre no cotidiano, sustentada pela micropolítica do trabalho e interação na roda.
  • DOI: 10.11606/T.22.2022.tde-13052022-113325
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2022-02-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto (https://doi.org/10.11606/T.22.2022.tde-13052022-113325 )