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O encontro entre medicina e educação na Colômbia de finais do século XIX algumas observações históricas

Ana María Tejada Mendoza Marilene Proença Rebello de Souza; Encontro do Grupo de Trabalho da Associação de Historiadores Latino-Americanistas e Europeus (AHILA): trabalho intelectual, pensamento e modernidade na América Latina, séculos XIX e XX (6. 2018 São Paulo)

Souza, Marilene Proença Rebello de ... [et al.] Cultura e história na criação intelectual na Europa e na América Latina, séculos XIX e XX São Paulo: IPUSP, 2018 611 p

São Paulo Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo 2018

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O encontro entre medicina e educação na Colômbia de finais do século XIX algumas observações históricas
  • Autor: Ana María Tejada Mendoza
  • Marilene Proença Rebello de Souza; Encontro do Grupo de Trabalho da Associação de Historiadores Latino-Americanistas e Europeus (AHILA): trabalho intelectual, pensamento e modernidade na América Latina, séculos XIX e XX (6. 2018 São Paulo)
  • Assuntos: SAÚDE; EDUCAÇÃO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; GRUPOS ÉTNICOS; COLÔMBIA
  • É parte de: Souza, Marilene Proença Rebello de ... [et al.] Cultura e história na criação intelectual na Europa e na América Latina, séculos XIX e XX São Paulo: IPUSP, 2018 611 p
  • Notas: Disponível em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/Ahila2018_completo.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020
  • Descrição: O presente trabalho é um trafegar por imperativos sociais, históricos, econômicos e político ideológicos que forjaram a relação saúde e educação no contexto colombiano constituindo, nesta relação, o fazer e saber docente e um olhar para o normal/anormal na criança escolar. A análise se sustenta na revisão de trabalhos sobre uma história da prática pedagógica na Colômbia (SÁENZ, SALDARRIAGA, OSPINA, 1997); a preparação de professores na Colômbia na primeira metade do século XX, abordando as complexas relações entre a apropriação e institucionalização da educação e pedagogia de anormais e (YARZA DE LOS RÍOS, 2005, 2008, 2010) e, finalmente, os discursos higienistas ancorados a argumentações sobre a degenerescência da raça colombiana (LÓPEZ DE MESA, 1920; JIMENEZ LÓPEZ, 1920; HELG, 2001; CASTRO-GÓMEZ, 2009). São focados dois períodos particularmente: O primeiro, de 1920 a 1936, caracterizado pelos discursos e práticas de especialistas e autoridades políticas associadas com a degeneração orgânica da criança tendentes à desqualificação, infantilização e subordinação da população (DÍAZ, 2008). O segundo, de 1936 a 1968 em que destacamos mecanismos de intervenção medicalizantes, orientados à família, ao mestre/professor e à criança, sustentados sobre um ideário racial que incorpora aspectos cronológicos (idade ou etapa do desenvolvimento) e o estabelecimento de hierarquias orgânicas, cognitivas e morais
  • Editor: São Paulo Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 522-535.
  • Idioma: Português

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