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Educação escolar e capitalismo dependente questões estruturais da educação latinoamericana

Gisele Cardoso Costa Marilene Proença Rebello de Souza; Encontro do Grupo de Trabalho da Associação de Historiadores Latino-Americanistas e Europeus (AHILA): trabalho intelectual, pensamento e modernidade na América Latina, séculos XIX e XX (6. 2018 São Paulo)

Souza, Marilene Proença Rebello de ... [et al.] Cultura e história na criação intelectual na Europa e na América Latina, séculos XIX e XX São Paulo: IPUSP, 2018 611 p

São Paulo Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo 2018

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação escolar e capitalismo dependente questões estruturais da educação latinoamericana
  • Autor: Gisele Cardoso Costa
  • Marilene Proença Rebello de Souza; Encontro do Grupo de Trabalho da Associação de Historiadores Latino-Americanistas e Europeus (AHILA): trabalho intelectual, pensamento e modernidade na América Latina, séculos XIX e XX (6. 2018 São Paulo)
  • Assuntos: EDUCAÇÃO ESCOLAR; DEPENDÊNCIA ECONÔMICA; DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO; AMÉRICA LATINA
  • É parte de: Souza, Marilene Proença Rebello de ... [et al.] Cultura e história na criação intelectual na Europa e na América Latina, séculos XIX e XX São Paulo: IPUSP, 2018 611 p
  • Notas: Disponível em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/Ahila2018_completo.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020
  • Descrição: O presente trabalho tem por objetivo discutir o caráter estrutural da educação escolar na formação econômico-social da América Latina. Sua intencionalidade é apresentar como proposta teóricometodológica os parâmetros estabelecidos pela condição de dependência e subdesenvolvimento dos países latino-americanos, para compreender a totalidade social como elo entre as relações de produção desenvolvidas no interior dessas sociedades e a dialética e particularidades que a escola assume na região. Para tanto, o referencial teórico adotado é o materialismo histórico e dialético, instrumento metodológico que permite verificar o desenvolvimento das singularidades históricas do subcontinente, entre elas as características essenciais da educação, a partir da inserção da América Latina na ordem universal capitalista
  • Editor: São Paulo Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 491-505.
  • Idioma: Português

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