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Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP
Silva, Neimar Juliano Albano Da
Biblioteca Digital de Teses
e
Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena 2019-09-25
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Título:
Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP
Autor:
Silva, Neimar Juliano Albano Da
Orientador:
Romão, Estaner Claro
Assuntos:
Aprendizagem Baseada Em Projetos (Abp)
;
Metodologia De Ensino
;
Jogos Matemáticos
;
Funções
;
Estimular
;
Functions
;
Mathematical Games
;
Encourage
;
Project-Based Learning (Pbl)
;
Teaching Methodology
Notas:
Mestrado Profissionalizante
Descrição:
Nesta dissertação, abordamos a Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
e
a metodologia de Jogos no ensino de Funções. Ambas podem ser utilizadas como forma diferenciada para estimular o aprendizado dos alunos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no ensino da matemática
é
necessário iniciar os alunos nos conceitos de raciocínio lógico; capacidade de trabalhar em grupos; desenvolver a independência do mesmo no cotidiano com o auxílio no ensino por meio de metodologias ativas
e
de maneira lúdica. Com a utilização destes recursos pretende-se que o aluno aprenda a partilhar seus conhecimentos
e
aprendizados com o outro,
e
dividir as ideias
e
as experiências vivenciadas. Esses tipos de atividades fornecem ao adolescente um ambiente no qual ele sente-se motivado a buscar uma nova aprendizagem que o faça sentir prazer em aprender. A presente pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira utilizou-se a metodologia da ABP
e
o produto que esta gerou foram os jogos matemáticos nos quais os alunos aprenderam de forma prática as funções. E em uma etapa posterior a metodologia de ensino desenvolvida foi a de Jogos no ensino de funções. Os resultados coletados se dividem em quantitativos como um bom avanço nos níveis de aprendizagem de funções e qualitativos como melhor participação nos trabalhos em grupos e interações em sala de aula.
DOI:
10.11606/D.97.2020.tde-29012020-163749
Editor:
Biblioteca Digital de Teses
e
Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena
Data de criação/publicação:
2019-09-25
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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