skip to main content

Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP

Silva, Neimar Juliano Albano Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena 2019-09-25

Acesso online

  • Título:
    Laboratório de Matemática: Jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP
  • Autor: Silva, Neimar Juliano Albano Da
  • Orientador: Romão, Estaner Claro
  • Assuntos: Aprendizagem Baseada Em Projetos (Abp); Metodologia De Ensino; Jogos Matemáticos; Funções; Estimular; Functions; Mathematical Games; Encourage; Project-Based Learning (Pbl); Teaching Methodology
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: Nesta dissertação, abordamos a Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e a metodologia de Jogos no ensino de Funções. Ambas podem ser utilizadas como forma diferenciada para estimular o aprendizado dos alunos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no ensino da matemática é necessário iniciar os alunos nos conceitos de raciocínio lógico; capacidade de trabalhar em grupos; desenvolver a independência do mesmo no cotidiano com o auxílio no ensino por meio de metodologias ativas e de maneira lúdica. Com a utilização destes recursos pretende-se que o aluno aprenda a partilhar seus conhecimentos e aprendizados com o outro, e dividir as ideias e as experiências vivenciadas. Esses tipos de atividades fornecem ao adolescente um ambiente no qual ele sente-se motivado a buscar uma nova aprendizagem que o faça sentir prazer em aprender. A presente pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira utilizou-se a metodologia da ABP e o produto que esta gerou foram os jogos matemáticos nos quais os alunos aprenderam de forma prática as funções. E em uma etapa posterior a metodologia de ensino desenvolvida foi a de Jogos no ensino de funções. Os resultados coletados se dividem em quantitativos como um bom avanço nos níveis de aprendizagem de funções e qualitativos como melhor participação nos trabalhos em grupos e interações em sala de aula.
  • DOI: 10.11606/D.97.2020.tde-29012020-163749
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena
  • Data de criação/publicação: 2019-09-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.