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A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz

Forato, Thaís Cyrino De Mello

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2009-05-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz
  • Autor: Forato, Thaís Cyrino De Mello
  • Orientador: Martins, Roberto de Andrade; Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
  • Assuntos: Transposição Didática; Ensino De Ciências; História Da Ciência; História Da Luz; Natureza Da Ciência; Science Teaching; Nature Of Science; History Of Science; History Of Light; Didactic Transposition
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A relevância de ensinar conteúdos sobre as ciências, e não apenas conteúdos científicos tradicionais, tem se intensificado nas pesquisas educacionais das últimas décadas. Nesse sentido, a história da ciência configura-se um recurso pedagógico interessante para tratar sobre a construção do conhecimento científico em ambiente escolar. Entretanto, a confluência das necessidades dos campos didático-pedagógico e histórico-epistemológico prevê alguns obstáculos por enfrentar para transformar a natureza da ciência em saber escolar no ensino médio. Assim, buscamos analisar tais desafios e aventar propostas para seu enfrentamento mediante os fundamentos dos quadros teóricos estudados e de uma investigação empírica. Adotamos como estratégia metodológica o confronto entre tais desafios previstos com as dificuldades vivenciadas na elaboração, no acompanhamento da aplicação e na análise de um curso piloto para o ensino médio, aplicado em uma escola pública da zona sul da cidade de São Paulo. Utilizamos três episódios da história da luz para tratar de alguns aspectos epistemológicos que problematizavam, principalmente, uma visão empírico-indutivista da ciência. Foi possível mapear uma série de obstáculos, propor estratégias para enfrentá-los, aplicar tais estratégias em sala de aula e analisar os dados obtidos. Como resultado dessas etapas, obtivemos bons prognósticos para algumas propostas averiguadas e percebemos que algumas soluções requerem aprimoramento. A metodologia qualitativa das pesquisas educacionais guiou o planejamento, a coleta e a análise dos dados. Os resultados obtidos indicaram possibilidades de generalização que podem ser entendidas como parâmetros iniciais para pesquisa com a história e filosofia da ciência na educação científica.
  • DOI: 10.11606/T.48.2009.tde-24092009-130728
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2009-05-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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