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Projetos de estruturas lineares: o transporte e suas trilhas e os caminhos da energia - os limites da sustentabilidade

Claudio, Celina Franco Bragança Rosa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2008-04-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Projetos de estruturas lineares: o transporte e suas trilhas e os caminhos da energia - os limites da sustentabilidade
  • Autor: Claudio, Celina Franco Bragança Rosa
  • Orientador: Yurgel, Marlene
  • Assuntos: Infra Estrutura; Planejamento Urbano; Meio Ambiente; Impacto Ambiental; Rodovias; Projetos; Energia Transmissão; Dutos; Desenvolvimento Sustentável; Avaliação; Arquitetura; Transmission Energy; Roads Railways; Sustentainable Development; Projects; Architecture; Impact Assessment; Gas Pipelines; Environment Environmental; Urban Planning
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O assunto básico da pesquisa, como o titulo selecionado, refere-se às estruturas lineares e às faixas necessárias para sua implantação como as linhas de infra-estrutura de rodovias e demais modais de transporte, bem como a infra-estrutura de energia realizada por meio de dutos e linhas de transmissão. As partes da pesquisa selecionadas para a Tese fazem referência aos módulos que serão desenvolvidos, a saber: Primeiro Módulo: Trata dos antecedentes do projeto de pesquisa e da natureza da tipologia de infra-estrutura das estruturas lineares que estão inseridas nas malhas viárias e nas redes de energia. Segundo Módulo: A Cidade Linear sob o olhar da natureza do percurso das águas e da natureza do percurso da energia. A Ocupação de São Paulo, desde a procura do sítio sustentado, o ambiente natural, até a ocupação metropolitana. O sistema de transportes desenhando o ambiente construído até a esfera regional. Terceiro Módulo: A Avaliação de Impacto Ambiental AIA na implantação de projetos de estruturas lineares, com base no conceito de impacto ambiental e as metodologias adotadas para sua quali e quantificação. Quarto Módulo: As Formas de Participação Pública são discutidas visando apontar os benefícios de seu procedimento. A participação pública no Processo de Avaliação do Projeto por meio de Técnicas de Comunicação e Audiências Públicas entre outras. Quinto Módulo: Como considerações finais os casos de empreendimentos lineares apresentados na Região Metropolitana de São Paulo são classificados de forma a buscar alternativas para futuros empreendimentos de mesma natureza. O modelo proposto para avaliação de projeto é objeto de analise. O desenvolvimento da infra-estrutura, de rodovias, ferrovias, linhas de transmissão e dutovias, estão inseridos em segmentos de redes ou malhas de energia ou transportes, as quais deverão se apropriar de corredores de grandes extensões em território que deverá ser avaliado de forma sustentável.
  • DOI: 10.11606/T.16.2008.tde-15012010-112523
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2008-04-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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