skip to main content

Cultura, educação social e educomunicação no projeto JovemPaz: memória e ecopedagogia

Hernandez, Daniel Rodrigues

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2013-08-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Cultura, educação social e educomunicação no projeto JovemPaz: memória e ecopedagogia
  • Autor: Hernandez, Daniel Rodrigues
  • Orientador: Silva, Nilce da
  • Assuntos: Cultura; Pedagogia Social; Ecopedagogia; Educomunicação; Memória; Memory; Educomunication; Ecopedagogy; Culture; Social Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as atividades desenvolvidas no Projeto JovemPaz: construção intercultural da paz e da sustentabilidade, ocorrido em Osasco, São Paulo, e no Vale do Ribeira, entre os anos de 2002 e 2004. Esta pesquisa teve como objeto a análise do desenvolvimento de uma práxis de Educação Social no Projeto JovemPaz que se ancorou na Cultura e Educomunicação A nossa pesquisa abarcou o trabalho com as categorias de Ecopedagogia e Memória, incidindo suas investigações sobre as práticas de Leitura do Mundo desencadeadas na realização do Projeto JovemPaz. Nosso campo de pesquisa abrangeu o resgate das memórias dos participantes do Projeto de onde foram desencadeadas as análises das categorias de Memória e Leitura do Mundo. Essas categorias foram advindas dos estudos de ANTUNES (2000), FREIRE (1997) e PADILHA (2001). A partir desse objeto mais amplo, esperou-se poder refletir sobre a forma como a metodologia de ensino da Leitura do Mundo poderia ser contemplada na construção e interação propiciada pelo Projeto JovemPaz, possibilitando a fala e a escuta dos sujeitos envolvidos no Projeto, tendo em vista um estudo de suas trajetórias individuais e memórias construídas em torno do mesmo. Nossa metodologia de pesquisa foi qualitativa, constituída pela coleta dos depoimentos ressoantes advindos da pesquisa de ACCIOLY & SILVA (2005). Essa categoria de análise foi engendrada como reverberação dos fatos ocorridos nas vidas dos sujeitos entrevistados. Nossa pesquisa obteve como resultados a indicação de que, ao participar do Projeto JovemPaz, os cidadãos e cidadãs das diferentes localidades onde se realizou o projeto puderam ler sua realidade, registrar seu contorno na construção intercultural da paz e da sustentabilidade.
  • DOI: 10.11606/D.48.2013.tde-16102013-134515
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2013-08-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.