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Agudezas e medievalismos na poesia de João Cabral de Melo Neto: estudos para O cão sem plumas e O rio

Monteiro, Fernando Augusto Sousa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2018-10-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Agudezas e medievalismos na poesia de João Cabral de Melo Neto: estudos para O cão sem plumas e O rio
  • Autor: Monteiro, Fernando Augusto Sousa
  • Orientador: Hansen, Joao Adolfo
  • Assuntos: Agudeza; Poesia Brasileira Moderna; João Cabral; Medievalismo; Oralidade; Orality; Modern Brazilian Poetry; Medievalism; Wit
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo desta dissertação de mestrado é realizar um estudo sobre a presença, na poesia de João Cabral de Melo Neto, de artifícios compositivos associados às práticas poéticas antigas: em um primeiro momento, a doutrina da agudeza, a partir da experiência de alguns poetas seiscentistas espanhóis; já em um segundo momento, a poesia medieval castelhana, por meio da leitura do Cantar del Mio Cid , das obras de Gonzalo de Berceo e das Coplas sobre la muerte de su padre , de Jorge Manrique. Como se explicaria o uso de procedimentos técnicos antigos por um poeta moderno, considerado materialista e nominalista? A fim de buscar respostas para tal questionamento, pretende-se, de maneira mais específica, analisar os efeitos e as problematizações que tais recursos poéticos trariam para a lírica de João Cabral em um momento fundamental de sua construção poética: a publicação de O Cão sem Plumas (1950) e O Rio (1953). Por exemplo, os recursos retórico-poéticos próprios do século XVII incluem-se num sistema autor-obra-público que não é moderno e pressupõem regras estabelecidas para cortesãos numa sociedade de corte. A fundamentação desses recursos é substancialista, metafísica e escolástica. Logo, resta um questionamento: quais significações o uso de procedimentos técnicos antigos traria para a construção e para a recepção dessa poesia em pleno século XX?
  • DOI: 10.11606/D.8.2019.tde-13052019-114531
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2018-10-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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