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Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.

Saito, Silvia Helena Paes De Almeida De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2015-06-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Formação do cidadão e o sistema energético brasileiro.
  • Autor: Saito, Silvia Helena Paes De Almeida De
  • Orientador: Menezes, Luis Carlos de
  • Assuntos: Física; Cidadania; Educação; Sociedade; Ensino; Sistema Energético Brasileiro; Meio Ambiente; Society; Physics; Brazilian Energy System; Environment; Education; Citizenship; Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O conceito de cidadania tem evoluído ao longo dos anos, fonte e guardiã de direitos e deveres iguais para todos. Mas a atual educação básica, que poderia proporcionar o desenvolvimento de espírito crítico, não prepara o cidadão para decisões presentes no cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a ressaltar a importância da aprendizagem sobre questões energéticas, em particular relacionadas à Eletricidade, em atenção ao desafio de conciliação de desenvolvimento humano à preservação ambiental, assim como a reunir informações e considerações que ampliem e qualifiquem a presença dessas questões na educação básica e na preparação de seus professores. Pressupostos educacionais humanistas conduzem uma análise de textos, projetos e recursos didáticos, seguida de um panorama dos problemas socioambientais, econômicos e do desenvolvimento do sistema energético brasileiro ao longo do tempo. A apresentação da atual e necessária interação interdisciplinar entre educação e preservação do meio ambiente fornece elementos para a elaboração de sugestões, no sentido de que recursos para educação básica e seus professores, especialmente do Ensino Médio, efetivamente equipem o jovem estudante em elementos para exercer sua cidadania. Levando em consideração essas preocupações, a análise dos recursos didáticos e o histórico da política energética orientam proposições e sugestões para a pretendida qualificação visando maior compreensão e participação do estudante e cidadão a respeito desse tema.
  • DOI: 10.11606/D.81.2015.tde-12112015-111053
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2015-06-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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