skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Produção de vídeos por alunos no processo de ensino-aprendizagem no ensino de física

Santos, Clayton Ferreira Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2016-12-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Produção de vídeos por alunos no processo de ensino-aprendizagem no ensino de física
  • Autor: Santos, Clayton Ferreira Dos
  • Orientador: Muramatsu, Mikiya
  • Assuntos: Aprendizagem Significativa; Ensino Por Investigação; Ensino De Física; Educomunicação; Vídeo Educativo; Educommunication; Educational Video; Meaningful Learning; Physics Teaching; Research Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Nesta pesquisa propomos uma reflexão sobre produções de vídeos por alunos de ensino médio por meio de atividades experimentais, no qual buscamos avaliar o processo de aprendizagem significativa na perspectiva de David Ausubel e, desta forma, destacamos práticas educomunicativas e o ensino por investigação como ações inerentes a nossa proposta. Esse trabalho ocorreu com um grupo de alunos de uma escola pública, no qual o pesquisador e o professor desse grupo de alunos é a mesma pessoa; dessa forma, essa pesquisa inscreve-se numa perspectiva de professor que investiga sobre a sua própria prática. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa, coletando dados a partir de questionários empregados em três momentos diferentes e entrevistas semiestruturadas ao final do processo, de forma que esses dados foram coletados em momentos específicos ao longo de treze meses. À luz da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel, buscamos investigar o papel do aluno na construção de seu próprio conhecimento a partir de produções de vídeos por alunos de atividades experimentais e, portanto, encontramos à luz da Educomunicação e do Ensino por Investigação, referenciais teóricos que pudessem nos ajudar a compreender as relações entre mídias digitais, nesta pesquisa especificamente dispositivos de captação de áudio e vídeo como câmeras de celulares, e a experimentação inscrita numa proposta de ensino por investigação. A partir das análises dos questionários respondidos pelos alunos e das entrevistas, percebemos mesmo ao longo de cerca de um ano após as produções de vídeos, que os conhecimentos construídos pelos alunos durante a produção de vídeos de atividades experimentais ficaram retidos na memória de longo prazo. Dessa forma, concluímos que as mídias digitais imersas no cotidiano dos alunos, apresentam um papel que favorece o processo de aprendizagem significativa.
  • DOI: 10.11606/D.81.2017.tde-24012017-105319
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2016-12-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.