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Atividades multissensoriais para o ensino de física
Andre Luis Tato Luciano Santos Eder Pires de Camargo
2016
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(375.21 S231a )
e outros locais
(Acessar)
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Título:
Atividades multissensoriais para o ensino de física
Autor:
Andre Luis Tato Luciano Santos
Eder Pires de Camargo
Assuntos:
FÍSICA -- ESTUDO E ENSINO
;
ENSINO
;
INCLUSÃO ESCOLAR
;
Multisensorial
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
O presente trabalho trata do emprego de recursos multissensoriais em atividades didáticas voltadas às aulas de Física em classes regulares com alunos com deficiência visual, mais especificamente cegueira e baixa visão. Sabe-se que a presença de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas e classes regulares motiva a elaboração de recursos e atividades especialmente pensadas para esses alunos, visando à inclusão escolar. Tais esforços se dão predominantemente em ambiente à parte da sala de aula regular, a conhecida "sala de recursos", o que torna tais medidas mais de integração do que de inclusão, efetivamente. Quando se realizam atividades pretensamente inclusivas em sala de aula, observa-se que tais práticas se dão no sentido de que se oferecem, na verdade, duas aulas simultâneas, uma para os videntes e outra para os alunos com deficiência visual, o que, dentre outros prejuízos, gera maior carga de trabalho para o docente e não contribui para a promoção da empatia entre os alunos. Nossa hipótese de trabalho é a de que, utilizando-se recursos multissensoriais, podem-se produzir formas de acesso ao conhecimento que beneficiem tanto os alunos videntes quanto os alunos cegos ou com baixa visão. Com base nas categorias da estrutura empírica e semântico-sensorial da linguagem, conforme Camargo (2012), na multissensorialidade, segundo Soller (1999), e na defectologia de Vigotski (1983), dentre outros autores, esta pesquisa se desdobra na aplicação de atividades com grupos de alunos videntes e com deficiência visual, para observar o alcance dessa metodologia voltada para a inclusão escolar.
Data de criação/publicação:
2016
Formato:
167 p.
Idioma:
Português
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