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Atividades multissensoriais para o ensino de física

Andre Luis Tato Luciano Santos Eder Pires de Camargo

2016

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.21 S231a ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Atividades multissensoriais para o ensino de física
  • Autor: Andre Luis Tato Luciano Santos
  • Eder Pires de Camargo
  • Assuntos: FÍSICA -- ESTUDO E ENSINO; ENSINO; INCLUSÃO ESCOLAR; Multisensorial
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho trata do emprego de recursos multissensoriais em atividades didáticas voltadas às aulas de Física em classes regulares com alunos com deficiência visual, mais especificamente cegueira e baixa visão. Sabe-se que a presença de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas e classes regulares motiva a elaboração de recursos e atividades especialmente pensadas para esses alunos, visando à inclusão escolar. Tais esforços se dão predominantemente em ambiente à parte da sala de aula regular, a conhecida "sala de recursos", o que torna tais medidas mais de integração do que de inclusão, efetivamente. Quando se realizam atividades pretensamente inclusivas em sala de aula, observa-se que tais práticas se dão no sentido de que se oferecem, na verdade, duas aulas simultâneas, uma para os videntes e outra para os alunos com deficiência visual, o que, dentre outros prejuízos, gera maior carga de trabalho para o docente e não contribui para a promoção da empatia entre os alunos. Nossa hipótese de trabalho é a de que, utilizando-se recursos multissensoriais, podem-se produzir formas de acesso ao conhecimento que beneficiem tanto os alunos videntes quanto os alunos cegos ou com baixa visão. Com base nas categorias da estrutura empírica e semântico-sensorial da linguagem, conforme Camargo (2012), na multissensorialidade, segundo Soller (1999), e na defectologia de Vigotski (1983), dentre outros autores, esta pesquisa se desdobra na aplicação de atividades com grupos de alunos videntes e com deficiência visual, para observar o alcance dessa metodologia voltada para a inclusão escolar.
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: 167 p.
  • Idioma: Português

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