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Desenvolvimento de materiais de estudos digitais para o ensino de Ciências a partir da modelagem do movimento ocular

Nascimento, Thalita De Souza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2023-12-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desenvolvimento de materiais de estudos digitais para o ensino de Ciências a partir da modelagem do movimento ocular
  • Autor: Nascimento, Thalita De Souza
  • Orientador: Correia, Paulo Rogério Miranda
  • Assuntos: Constelações Pedagógicas; Ensino De Ciências; Modelagem De Movimento Ocular; Rastreamento Ocular; Eye Movement Modeling; Eye Tracking; Pedagogical Constellations; Science Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Materiais de estudos digitais são amplamente utilizados tanto em situações presenciais, quanto no ensino online. A literatura da área revela que a forma como um especialista e um novato exploram esses materiais são diferentes e estudar essa diferença pode nos levar à compreensão de como ocorre o processamento cognitivo da informação e consequentemente melhorar a aprendizagem dos estudantes. A modelagem do movimento ocular (EMME) tem despertado o interesse de pesquisadores da área de ensino que buscam desenvolver materiais de estudos digitais eficientes. A EMME consiste na análise do padrão de observação do professor (especialista no tema) para criar estímulos visuais que podem facilitar a compreensão do estudante (não especialista). Esses estímulos visuais são sobrepostos ao material de estudo a fim de direcionar o olhar dos não especialistas que desejam aprender sobre o tema. Esta dissertação teve como objetivo caracterizar de maneira qualitativa o comportamento visual de entrevistados que exploraram figuras sobre estações do ano, buscando melhores condições para a elaboração dos materiais de estudo com base no seu padrão de observação. Duas perguntas de pesquisa nortearam o estudo: (I) quais são as diferenças entre a forma como especialistas e não especialistas observam duas figuras sobre as estações do ano? E (II) existe diferença no comportamento visual de especialistas, de forma que isso impacte na elaboração do material de estudo? Para responder a essas perguntas, foram realizadas entrevistas individuais com dois especialistas que lecionam disciplinas de Ciências da Natureza e um não especialista. Todos foram convidados a observar duas figuras a respeito do conteúdo de estações do ano. O procedimento de coleta de dados contemplou a observação das figuras e um protocolo think aloud, onde os entrevistados expressaram em voz alta seus pensamentos enquanto observavam as figuras. A partir disso, foram construídos mapas conceituais buscando representar a estrutura de conhecimento e as características dos professores no que diz respeito ao assunto. A análise dos resultados revelou que a forma como os especialistas e o não especialista observam as figuras é diferente e que a forma como os especialistas observam as figuras está relacionada com sua formação acadêmica e área de atuação. Ambos especialistas mantiveram a estrutura básica de conhecimento sobre o tema, porém termos específicos de cada área foram adicionados.
  • DOI: 10.11606/D.81.2023.tde-19022024-173017
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2023-12-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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