skip to main content

Comunidades de prática locais do ensino de ciências proposição de uma ferramenta de análise

Raquel Sousa Valois Lúcia Helena Sasseron

Investigações em Ensino de Ciências Porto Alegre v. 26, n. 3, p. 181-194, 2021

Porto Alegre, RS 2021

Acesso online

  • Título:
    Comunidades de prática locais do ensino de ciências proposição de uma ferramenta de análise
  • Autor: Raquel Sousa Valois
  • Lúcia Helena Sasseron
  • Assuntos: CIÊNCIA -- ESTUDO E ENSINO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ENSINO E APRENDIZAGEM
  • É parte de: Investigações em Ensino de Ciências Porto Alegre v. 26, n. 3, p. 181-194, 2021
  • Notas: Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2524. Acesso em: 07 jan. 2022
  • Descrição: Neste artigo teórico apresentamos uma ferramenta analítica construída a partir de referenciais que defendem a aprendizagem a partir da constituição de comunidades de prática (Lave & Wenger, 1991; Wenger, 2016; Wenger, McDermot, & Snyder, 2016) e do desenvolvimento de práticas científicas (Duschl, 2008; Stroupe, 2014). A elaboração da ferramenta aconteceu por processo de estudos bibliográficos e proposição de relações entre eles considerando o contexto de formação inicial de professores que ensinarão Ciências. A ferramenta “Comunidades de Práticas Locais do Ensino de Ciências” (CoPLEC) foi proposta a partir de questões que perpassam elementos importantes destacados nos estudos sobre comunidades de prática e sobre ensino de ciências como prática social. Estas questões tratam das finalidades das atividades de estágio expressas pelos estudantes; do envolvimento coletivo, compartilhamento e legitimação de práticas e normas sociais ocorridas em estágio; dos conhecimentos considerados, partilhados e legitimados no desenvolvimento das atividades; e dos recursos utilizados durante planejamento e realização do estágio. A partir da proposição da ferramenta deve ser possível caracterizar e analisar o envolvimento de licenciandos em comunidades de prática durante o estágio em ensino de ciências.
  • Editor: Porto Alegre, RS
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 181-194.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.