skip to main content

Escrita da história e (re)construção das memórias arte e arquivos em debate

Congresso Internacional de Estética e História da Arte (10. : 2016 : São Paulo, SP) Cristina Freire; Universidade de São Paulo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte

São Paulo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo 2016

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Escrita da história e (re)construção das memórias arte e arquivos em debate
  • Autor: Congresso Internacional de Estética e História da Arte (10. : 2016 : São Paulo, SP)
  • Cristina Freire; Universidade de São Paulo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte
  • Assuntos: Universidade de São Paulo Museu de Arte Contemporânea; ARTES PLÁSTICAS; ARTES (PESQUISA); ESTÉTICA (ARTE); HISTÓRIA DA ARTE; LIVROS DE ARTISTAS; METODOLOGIA DA PESQUISA; ARQUIVOS DE ARTE
  • Notas: Publicação do X Congresso Internacional de Estética e História da Arte - Escrita da história e (re)construção das memórias : arte e arquivos em debate, realizado nos dias 24 a 27 de outubro de 2016 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, organizado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História de Arte / Universidade de São Paulo.
  • Descrição: À guisa de introdução: O museu-escola na universidade pública: princípio e necessidade (Cristina Freire) -- Arte indígena: o desafio do universal (Ticio Escobar) -- Corpo reflexivo na cidade: um modo de arquivo (João A. Frayze-Pereira) -- “É a minha hora, não há dúvida, e acho que também está na sua hora”: Lygia Clark e Hélio Oiticica na Europa dos anos 1960 (Maria de Fátima Morethy Couto) -- Quando corpo e arte interrogam os espaços da cidade (Vera Pallamin) -- Tous les jours ou seulement le weekend? Deslocamentos e contrapontos na experimentalidade tecnológica durante a ditadura no Chile (Sebastián Vidal Valenzuela) -- Gerenciar distâncias: Edgardo-Antonio Vigo e o arquivo (Fernando Davis) -- Projetos editoriais como plataformas de ação e pesquisa (Renata Marquez) -- O jornal como veículo da arte: leituras do espaço (Maria Ivone dos Santos) -- Colecionismo alternativo e oferta letiva de publicações artísticas em universidade federal: um relato (Paulo Silveira) -- Um autômato problemático: entre a forma humana e o diagrama (Vagner Godói) -- Quando imprimir é resistir: a revista Karimbada e as práticas artísticas na rede internacional de arte postal (Fernanda de Carvalho Porto) -- Estética Relacional: as relações humanas como o lugar das criações artísticas (Fernanda Pulido dos Reis; Lisbeth R. Rebollo Gonçalves) -- Miroslav Tichý: os equipamentos fotográficos artesanais na construção de uma estética da precariedade (Paula Davies Rezende) -- A escrita de si em “Passagens secretas” de Brígida Baltar (Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque) -- Da antropologia à arte contemporânea: trânsitos da imagem fotográfica de indígenas em duas obras de arte latino-americana (Daniella Carvalho) --
    A mulher e o trabalho doméstico: a maquiagem, a costura e a reclusão como gestualidade em Valéria Sarmiento e Letícia Parente (Claudia Valdés Rojas) -- A crítica como estímulo para a profissionalização da videoarte no Brasil (Thamara Venâncio de Almeida; Patricia Ferreira Moreno Christofoletti) -- A “Revista da pleura molhada” (Paola Mayer Fabres; Paulo Silveira) -- Emmanuel Nassar e a visualidade amazônica (1979-1984) (Gil Vieira Costa) -- Caravaggio: releituras e reescrituras da arte em Derek Jarman (Donny Correia; Edson Leite) -- A videoarte na XII Bienal de São Paulo: Institucionalização de um novo meio (Luise Boeno Malmaceda) -- Hans Eijkelboom e a autoria no vestir contemporâneo (Heloisa Nobriga; Edson Leite) -- O uso de mapas como proposições conceituais: As Cartografias do artista argentino Horacio Zabala (Luiza Mader Paladino) -- Reconfigurações da rede de arte postal na América Latina na década de 1980 (Bruno Sayão) -- Filmes de artista em Super 8 e imagens de cidade nos anos 1970: À luz dos filmes “Esplendor do Martírio” (Sérgio Péo) e “Rio de Janeiro” (Luiz Alphonsus) (Marina Freire da Cunha Vianna) -- A fotografia humanista e a América Latina: aproximações e mediações artístico-culturais (Erika Zerwes) -- O Carnaval nas obras de Portinari: registro e preservação da memória (Maria Cristina Caponero; Edson Leite) -- Recorrência na Pintura: traços compartilhados nos processos individuais de criação de Catunda e Milhazes (Andréa Virginio Diogo Garcia; Ana Helena da Silva Duarte Delfino) -- Preservação da artemídia brasileira: questões historiográficas e metodológicas (Ana Pato; Giselle Beiguelman) -- Montagem Mnemosyne, painéis didáticos e cavaletes de vidro: aproximações possíveis (Cristina Pontes Bonfiglioli) -- Historiografia, museu e mercado: um olhar a partir da perspectiva de gênero (Nadiesda Dimambro)
    O papel social da fotografia no registro do trabalho humano: os precursores Riis e Hine (Rodrigo Koraicho Gonzaga; Edson Leite) -- Mario Schenberg na VI Bienal: organização da Sala Especial dedicada a Alfredo Volpi (Ana Paula Cattai Pismel) -- Memória e identidade da Cidade de São Paulo na arte pública de Maria Bonomi (Leonardo Pujatti; Edson Leite) -- Canudos: Novos territórios para a reconstrução de memórias (Mônica Zarattini; Katia Canton) -- Memória, acervo e coleções de performances (Joseane Alves Ferreira; Jane Aparecida Marques) -- Os Novos Museus: preservação de riquezas e cultura ou espetacularização? (Rosane Maria Demeterco Bussmann; Jane Aparecida Marques) -- Considerações sobre o uso de imagens como fontes para a investigação histórica (Robson Xavier da Costa) -- Projeto Humanista dos Jesuítas e o início da Cidade de São Paulo (Alfredo César da Veiga; Daisy Valle Machado Peccinini) -- Cruzamentos entre as Bienais de Havana e Dacar (1984-2006): Afro-cubanismo e diáspora como eixos discursivos (Sabrina Moura) -- Entre a obra e a imagem: a sobrevivência da escultura “Mademoiselle Pogany II”, de Constantin Brancusi (Ana Paula Chaves Mello) -- Reconstruindo a memória de Amedeo Modigliani (Olívio Guedes; Edson Leite) -- A Comédia de Salvador Dalí: Considerações sobre dois acervos (Victor Tuon Murari) -- A visão de um americano a respeito do sistema das artes no Brasil nos anos 1940: relatos de Lincoln Kirstein a Nelson Rockefeller e Alfred Barr Jr. (Danielle Misura Nastari; Daisy Valle Machado Peccinini) -- Documentos de cultura e barbárie: a prancha 79 do Atlas Mnemosyne de Warburg aproximada à tese VII de Benjamin sobre o conceito de história (José Bento Ferreira) -- Danilo Di Prete no Brasil: sobre relatos de vida, a criação da Bienal de São Paulo e o arquivo da família (Renata Dias Ferraretto Moura Rocco)
    Reflexões sobre Deslocamentos e Metamorfoses do Moleque Cipó na obra de Mário Gruber (Paulo Marcondes Torres Filho; Daisy Valle Machado Peccinini) -- A invisível luz que projeta a sombra do agora: a poética da memória em Naomi Gakunga (Janaina Barros Silva Viana) -- Arte moderna brasileira no acervo do MAC USP: “A Boba” e “A Negra”, criação, recepção e circulação (Renata Gomes Cardoso) -- A Fundação Andréa e Virginia Matarazzo (Renato de Andrade Maia Neto) Semelhança e sobrevivência nos acervos de fotografia do MAM-SP e da Coleção Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Guilherme Tosetto)
  • Editor: São Paulo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: 374 p il.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.