skip to main content

A IMPLEMENTACAO DE PRINCIPIOS AGROFLORESTAIS E SUA IMPORTANCIA NO DESENVOLVIMENTO DOS AGROECOSSISTEMAS: EXPERIENCIA NO ASSENTAMENTO SANTA HELENA, SAO CARLOS

Bozzo, Isabela Tambarussi ; de Figueiredo, Rodolfo Antonio

Retratos de Assentamentos, 2018-07, Vol.21 (2), p.84

Universidade de Araraquara (Uniara)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A IMPLEMENTACAO DE PRINCIPIOS AGROFLORESTAIS E SUA IMPORTANCIA NO DESENVOLVIMENTO DOS AGROECOSSISTEMAS: EXPERIENCIA NO ASSENTAMENTO SANTA HELENA, SAO CARLOS
  • Autor: Bozzo, Isabela Tambarussi ; de Figueiredo, Rodolfo Antonio
  • Assuntos: Agricultural ecology ; Agricultural ecosystems ; Analysis
  • É parte de: Retratos de Assentamentos, 2018-07, Vol.21 (2), p.84
  • Descrição: The unsustainability of conventional modern agriculture points to the need to create social and ecological alternatives that surpass it. In this sense, the objective of this work was to investigate the learning process, together with rural settlers, generated through an extensionist action of participatory character, based on the transmission of the principles of Agroforestry Systems, in order to discuss their importance in the balance, resilience and diversification in the productivity of agroecosystems. Through the mapping of the site, the difficulties were raised and from the analysis of the information obtained, it was possible to conclude that all of them are closely related, since these are aspects that need to be in j oint construction for the development of an agroecological production. Through the experiences, we observe the potential of learning and that the limitations are not local, but they are present in several agro-ecological food producing communities at different levels. We perceive the issue of recognition and strengthening of the collective the main axis to be worked on the site. KEYWORDS: Rural Settlement; AFS; Participatory Methodology; Agroecology. A insustentabilidade da agricultura moderna convencional aponta para a necessidade de criar alternativas sociais e ecologicas que a superem. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi investigar o processo de aprendizagem, junto a assentados(as) (3) rurais, gerado atraves de uma acao extensionista de carater participativo, baseada na transmissao dos principios de Sistemas Agroflorestais, com o intuito de dialogar sobre sua importancia no equilibrio, resiliencia e diversificacao na produtividade dos agroecossistemas. Atraves do mapeamento do local, foram levantadas as dificuldades e a partir da analise das informacoes obtidas foi possivel concluir que todas elas se relacionam intimamente, pois sao aspectos que necessitam estar em construcao conjunta para o desenvolvimento de uma producao agroecologica. Atraves das vivencias, observamos as potencialidades de aprendizado e que as limitacoes nao sao locais, mas elas estao presentes em diversas comunidades produtoras de alimentos agroecologicos, em diferentes niveis. Percebemos a questao do reconhecimento e fortalecimento do coletivo o principal eixo a ser trabalhado no local. PALAVRAS-CHAVE: Assentamento Rural; SAF; Metodologia Participativa; Agroecologia.
  • Editor: Universidade de Araraquara (Uniara)
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.