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Desempenho escolar na disciplina de física: um estudo de caso sobre a relação entre as crenças de autoeficácia e o contrato didático

Rocha, Diego Marceli

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2017-03-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desempenho escolar na disciplina de física: um estudo de caso sobre a relação entre as crenças de autoeficácia e o contrato didático
  • Autor: Rocha, Diego Marceli
  • Orientador: Ricardo, Elio Carlos
  • Assuntos: Contrato Didático; Crenças De Autoeficácia; Ensino De Física; Teoria Social Cognitiva; Didactic Contract; Physics Teaching; Self-Efficacy Beliefs; Social Cognitive Theory
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O universo escolar é rico de sujeitos e, consequentemente, de comportamentos que tornam essa realidade um curioso objeto de pesquisa. O comportamento dos estudantes que se associa a seu desempenho escolar na disciplina de Física é um interessante agente de estudo. Desse modo, a presente pesquisa buscou compreender o quanto os comportamentos apresentados por alunos que demonstram um melhor desempenho na disciplina de Física estão associados a seus níveis de crenças de autoeficácia (BANDURA, 1986) e ao domínio das regras que estruturam o Contrato Didático (BROUSSEAU, 1986). Assim, por intermédio de uma pesquisa de natureza qualitativa de estudo de caso, identificamos os níveis de crenças de autoeficácia de dois alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, que apresentam os melhores resultados de desempenho na disciplina de Física. Com o auxílio de um questionário de escala Likert, pudermos mensurar os elevados níveis de crenças de autoeficácia dos sujeitos participantes deste estudo. Além disso, fizemos uso de observações em sala de aula e de entrevistas semiestruturadas para identificar como suas crenças de autoeficácia atuam sobre seus comportamentos e também como esses sujeitos identificam e lidam com o Contrato Didático estabelecido. No decurso da análise das regras do Contrato Didático pudemos analisar como as crenças de autoeficácia influem na interpretação, condução e negociação dessas regras, bem como contribuem para o melhor desempenho dos alunos na disciplina de Física. Desse modo, o estudo nos possibilitou observar diferentes estratégias de aprendizagem, a fim de lidar com semelhantes regras do Contrato Didático que permitem a aproximação e o distanciamento desses alunos do saber físico. Tais perspectivas são reveladas em vista de uma busca constante dos sujeitos pela manutenção do Contrato Didático. O estudo demonstrou também que a motivação estabelecida pelos sujeitos para participar das dinâmicas fundamentadas pelo contrato está intimamente ligada aos seus níveis de crenças de autoeficácia que contribuem para o estabelecimento de estratégias de aprendizagem que permitem o alcance de um suposto sucesso escolar, ainda que este não esteja associado a uma maior aproximação do saber físico. Por fim, os estudantes demonstraram fazer uso de estratégias de aprendizagem relacionadas a seu antigo Contrato Didático, quando foram inseridos em uma situação didática denominada Atividade de Ruptura, na qual os alunos se encontravam em um contexto de estabelecimento de um novo Contrato Didático. O melhor desempenho dos alunos nestas circunstâncias de pesquisa está associado a estratégias de aprendizagem condicionadas a suas crenças de autoeficácia que orientam o comportamento dos sujeitos em vista de suas concepções sobre suas capacidades que estão associadas ao domínio das regras do Contrato Didático.
  • DOI: 10.11606/T.48.2017.tde-14072017-160248
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2017-03-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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