skip to main content

Desarrollo y validación semántica de un instrumento para la evaluación en adolescentes de los conocimientos y actitudes hacia la resucitación cardiopulmonar

Yrene Esperanza Urbina-Rojas Zoila Esperanza Leiton-Espinoza; Angel López-González; Joseba Rabanales-Sotos; Alice Regina Felipe Silva; Jack Roberto Silva Fhon

Investigación y Educación en Enfermería Medellín v. 40, n. 1, e15, 2022

Medellín 2022

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desarrollo y validación semántica de un instrumento para la evaluación en adolescentes de los conocimientos y actitudes hacia la resucitación cardiopulmonar
  • Autor: Yrene Esperanza Urbina-Rojas
  • Zoila Esperanza Leiton-Espinoza; Angel López-González; Joseba Rabanales-Sotos; Alice Regina Felipe Silva; Jack Roberto Silva Fhon
  • Assuntos: ESTUDOS DE VALIDAÇÃO; RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR; CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA; ADOLESCENTES; PESQUISA CIENTÍFICA; ENFERMAGEM
  • É parte de: Investigación y Educación en Enfermería Medellín v. 40, n. 1, e15, 2022
  • Notas: Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v40n1/2216-0280-iee-40-01-e15.pdf. Acesso em: 19 ago. 2022
  • Descrição: Objetivo. Desenvolver e validar semanticamente um instrumento para avaliar os conhecimentos e as atitudes de adolescentes para a ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Métodos. Estudo de validação de um instrumento para avaliar os conhecimentos e as atitudes de adolescentes para a RCP que se desenvolveu em três fases: (i) desenvolvimento dos instrumentos de avaliação por parte dos autores; (ii) validação de conteúdo realizada por 14 juízes especialistas na área utilizando o índice de validez de conteúdo para a análise; e (iii) validação semântica realizada com a participação de 30 adolescentes de entre 11 e 13 anos. Resultados. Na validação de conteúdo, as perguntas sobre conhecimentos de RCP obtiveram um índice de validez de conteúdo (IVC) entre 0.92 e 1.00, com índice geral de 0.98; e as perguntas sobre atitudes obtiveram um IVC entre 0.85 a 1.00, com um índice geral também de 0.98. Enquanto à validação semântica, se modificaram três perguntas nos instrumentos de avaliação de conhecimentos e cinco no instrumento de avaliação de atitudes. Conclusão. A validação semântica e de conteúdo dos instrumentos estudados mostraram que são adequados para a valoração de conhecimentos e atitudes dos adolescentes relacionados com a RCP, por isso se recomenda seu uso na avaliação de ações formativas neste grupo populacional
  • Editor: Medellín
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: e15.
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.