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Do sonho americano à forma mercadoria: uma leitura de Zelig de Woody Allen

Queirós, Rosangela Aparecida De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-10-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Do sonho americano à forma mercadoria: uma leitura de Zelig de Woody Allen
  • Autor: Queirós, Rosangela Aparecida De
  • Orientador: Soares, Marcos Cesar de Paula
  • Assuntos: Forma-Mercadoria; Sociedade Do Espetáculo; Woody Allen; Commodity-Form; Society Of The Spectacle
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo desta dissertação é apontar para a duplicidade narrativa a partir da qual a história Zelig (1983) é contada. Por um lado, tem-se um narrador tradicional de um documentário em voz over, no entanto, sua forma de narrar acaba por revelar aspectos deste gênero como produção dentro da Indústria Cultural. Por outro lado, tem-se outra instância narrativa, conhecida como autor implícito, que coloca elementos em cena para que o espectador consiga ter uma leitura totalizadora da obra. Ademais, o filme Zelig, como produção cultural do início dos anos 1980, revela os desdobramentos e consequências de viver segundo uma ordem social pós-moderna. Observa-se, dentre outros fatores, a forma-mercadoria dominando todas as instâncias da vida social, além da espetacularização da sociedade presente em diversos aspectos da vida moderna.
  • DOI: 10.11606/D.8.2014.tde-30042015-185905
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2014-10-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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