skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

As formas do consumo no teatro político de Mark Ravenhill

Campos, Fabiano Fleury De Souza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-09-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As formas do consumo no teatro político de Mark Ravenhill
  • Autor: Campos, Fabiano Fleury De Souza
  • Orientador: Ilari, Mayumi Denise Senoi
  • Assuntos: Teatro In-Yerface; Teatro Britânico; Ravenhill; Mark (1966); Final Do Século Xx; Late 20th Century; In-Yer-Face Theatre; British Theatre
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Nesta dissertação, busca-se analisar os elementos dramatúrgicos constituintes da polêmica peça Shopping and Fucking (1996), do dramaturgo britânico Mark Ravenhill, relacionando suas características de forma e conteúdo e seus decorrentes imbricamentos. O ponto de partida dessa empreitada encontra-se não somente em obras teóricas importantes da crítica de literatura, teatro e cultura de autoria de Peter Szondi, Anatol Rosenfeld, Roberto Schwarz e Fredric Jameson, mas também nas de autores mais estreitamente vinculados às ciências econômicas e à crítica do sistema mundial como Ernst Mandel e Robert Kurz. Podemos, por meio dessa análise, concluir que Ravenhill é capaz de retratar por meio da configuração da peça aspectos simultaneamente relacionados tanto à subjetividade quanto à sociedade contemporâneas ambas em estado de crise permanente. Na primeira parte da dissertação, procura-se introduzir historicamente a peça, o teatro In-yer-face e o período Thatcher. Na segunda parte, destacam-se principalmente os temas presentes abordados em relação à forma. Na terceira, há uma predominância da análise formal e observa-se a presença de elementos épicos que, algumas vezes desvirtuados, desestruturam a forma puramente dramática. Constatação essa que, segundo levantamento bibliográfico realizado, ainda não havia sido defendida por críticos que se debruçaram sobre a obra desse dramaturgo. E, na quarta parte, nas considerações finais, procura-se entender a forma e a sua respectiva correspondência com o contexto sócio-histórico segundo as considerações analíticas levantadas nos capítulos anteriores.
  • DOI: 10.11606/D.8.2014.tde-10042015-121523
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2014-09-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.