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Romance, revolução e utopia um estudo comparado entre capitães da areia, levantado do chão e a geração da utopia

Susana Regina Vaz Húngaro Benjamin Abdala Júnior

2004

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T HUNGARO, S.R.V. 2004 )(Acessar)

  • Título:
    Romance, revolução e utopia um estudo comparado entre capitães da areia, levantado do chão e a geração da utopia
  • Autor: Susana Regina Vaz Húngaro
  • Benjamin Abdala Júnior
  • Assuntos: Amado, Jorge 1912-2001; Saramago, José 1922-; Pepetela; LÍNGUA PORTUGUESA; LITERATURA COMPARADA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho apresenta uma análise comparativa entre três obras pertencentes ao mesmo complexo lingüístico, mas produzidas em tempo e espaço distintos: Capitães da areia, do brasileiro Jorge Amado; Levantado do chão, do português José Saramago; e A geração da utopia; do angolano Pepetela. A categoria central de análise das obras é a revolução. Para fundamentação dessa análise recorreu-se a teóricos marxistas com reconhecido acúmulo de discussão sobre o tema. A fim de conceituar a teoria da revolução e aplicar tal conceito ao estudo temático das obras literárias, recorremos, além do próprio Marx, a estudiosos como Michael Löwy, Eric Hobsbawm, Carlos Nelson Coutinho e Florestan Fernandes. Com essa fundamentação pretendemos esclarecer o que entendemos por revolução e como esse conceito está expresso nas obras literárias. Já para associar o conceito de revolução anteriormente definido à análise estilística das obras, recorremos a teóricos como Mikhail Bakhtin, Fredric Jameson e Georgy Lukács. Também recorremos a autores marxistas para discutir uma segunda categoria de análise: a utopia. Para tanto, baseamo-nos nos estudos de Adolfo Sanchez Vázquez, Jacob Gorender e, mais uma vez, Michael Löwy. Com esse estudo, pretendemos recuperar a utopia como categoria válida de análise e apresentá-la como complemento necessário para o agir revolucionário. Sendo assim, por meio dessa fundamentação teórica marxista, o trabalho tem a pretensão de provar duas idéias
    centrais: a primeira, que a temática revolucionária leva, em maior ou menor escala, dependendo de certas condições de produção, a uma forma revolucionária de escrita; a segunda, que não se pode tratar de revolução sem se tratar, de alguma forma, de utopia, seu complemento necessário
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 265 p.
  • Idioma: Português

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