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AS IMAGENS ENCARNADAS ENTRE MORTOS E VIVOS: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE RITUAL E RETRATO

Pereira, Edilson

Sociologia & Antropologia, 2019-08, Vol.9 (2), p.638-663

Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciencias Sociais

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  • Título:
    AS IMAGENS ENCARNADAS ENTRE MORTOS E VIVOS: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE RITUAL E RETRATO
  • Autor: Pereira, Edilson
  • Assuntos: ANTHROPOLOGY ; Catholic churches ; Catholicism ; Catholics ; Dramatization ; Dressing ; Ethnographic research ; Ethnography ; Photography ; Rites & ceremonies ; Rituals ; SOCIAL SCIENCES, INTERDISCIPLINARY ; SOCIOLOGY ; Studies
  • É parte de: Sociologia & Antropologia, 2019-08, Vol.9 (2), p.638-663
  • Descrição: Resumo O texto aborda a prática ritual do vestir-se como uma figura da tradição cristã. Com base em pesquisa realizada sobre a celebração da Semana Santa em Ouro Preto, MG, descrevo as referências iconográficas e os parâmetros que orientam a performance do “figurado bíblico” na cidade - um grupo efêmero de moradores que participam das procissões da época vestindo-se como personagens do Antigo e do Novo Testamento. Coloco em questão o uso da fotografia como parte do investimento etnográfico sobre atividades rituais que se valem da aparência e fisicalidade humanas para representar e atualizar imagens religiosas. Junto ao texto, apresento uma série de retratos cuja produção buscou levar em consideração as formas de expressão e dramatização nativas para orientar sua linguagem estética. Abstract The paper discusses the ritual practice of dressing up as a figure from the Christian tradition. Based on ethnographic research on the celebration of Holy Week in Ouro Preto, Minas Gerais, it describes the iconographical references and parameters that guide the performance of the “biblical figure” in the city - an ephemeral assembly of local residents who participate in the Catholic processions dressed as characters from the Old and New Testaments. It also calls into question the use of photography by an anthropological study of ritual activities that make use of human appearance and physicality to represent and actualize religious images. It includes a portrait series whose production takes into account native forms of expression and dramatization to inform its aesthetic language.
  • Editor: Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciencias Sociais
  • Idioma: Português

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