Era uma vez, para a alma: uma revisão dos efeitos do storytelling nas tradições religiosas
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Era uma vez, para a alma: uma revisão dos efeitos do storytelling nas tradições religiosas

  • Autor: Sunwolf, J. D.
  • Assuntos: Oral Tales; Storyteller; Narratives; Spiritual Traditions; Folklore; Contos Orais; Contador De Histórias; Narrativas; Tradições Espirituais; Folclore
  • É parte de: Comunicação & Educação; v. 10 n. 3 (2005): Dez anos de Comunicação & Educação: registros, lembranças e confraternização. Comemore conosco!; 305-325
  • Descrição: Stories are among our most basic units of communication. We are socialized through       narrativity, though we can be educated through rationality. The role of stories in a social explanation was analyzed in fields as diverse as psychology,sociolinguistics,political sciences, history, anthropology,law and communication. Human beings think, perceive, imagine and make moral choices according to their narrative structures. However the effects of sharing narratives have been well documented for children in educative environments, as culture carriers, and for the sick people, relatively small academic attention was focused on how listening to narratives affects the members of traditions and spiritual communities. Though, storytellers themselves have recognized for long time the power of narratives to take the listeners from the pain in a moment to the “and they all lived happily ever after”. Oral tales came before written texts in all spiritual traditions. To focus the discussion, three terms are clarified: spirituality, faith and religion. Here, an intersection is given to frame the discussion of stories: attention is given to the use of oral stories inside spiritual practices, to goals that generate faith and to religious institutions. People have a basic necessity of spirituality to help them in giving sense to the world and frame their choice on what to believe or reject, determine what to valorize and guide to behavioral choices. Religions offer more specific structure, support and foundation for a central spiritual need. Storytelling is a vital tool for reaching these necessities and goals.
    Histórias estão entre as nossas unidades mais básicas de comunicação. Somos socializados através da narratividadeembora possamos sê-lo também por meio, a racionalidadeuma explicação social foi analisado emcampos tão diversos como a psicologia,. O papel das histórias em sociolingüística, ciências políticas, história, antropologia, direito e comunicações. Os seres humanos pensam, percebem, imaginam e fazem escolhas morais de acordo com as estruturas de narrativa. Embora os efeitos de compartilhar narrativas tenham sido bem documentados entre crianças em ambientes educacionais, como portadoras de cultura, e entre aqueles que estão doentes, relativamente pouca atenção acadêmica direciona-se à questão de como ouvir as narrativas afeta os membros de tradições e comunidades espirituais. Os próprios contadores de histórias, entretanto, há muito tempo reconhecem o poder que as narrativas têm para transportar os ouvintes da dor do momento a um “e todos viveram felizes para sempre”. Os contos orais vieram antes dos textos escritos em todas as tradições religiosas. Para enfocar a discussão, são esclarecidos três termos: espiritualidade, fé e religião. Aqui, uma interseção é oferecida para enquadrar a discussão de histórias; dá-se atenção ao uso de histórias orais dentro de práticas espirituais, de metas que geram fé e dentro de instituições religiosas. As pessoas têm uma necessidade básica pela espiritualidade para ajudá-las a dar sentido ao mundo, enquadrar suas escolhas sobre em que crer ou rejeitar, determinar o que valorizar e para guiar escolhas comportamentais. As religiões oferecem uma estrutura, um suporte e uma fundação mais específicas para a necessidade espiritual central. O ato de contar histórias é uma ferramenta vital para alcançar essas necessidades e metas.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37544/40258
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2005-12-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português