skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Lições da etnomatemática para educação de pessoas em situação de refúgio

Flávia Odenheimer Trevisan Zaqueu Vieira Oliveira

2020

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Lições da etnomatemática para educação de pessoas em situação de refúgio
  • Autor: Flávia Odenheimer Trevisan
  • Zaqueu Vieira Oliveira
  • Assuntos: MATEMÁTICA; ENSINO E APRENDIZAGEM; ETNOMATEMÁTICA
  • Notas: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
  • Descrição: São diversos os desafios enfrentados na integração de pessoas em situação de refúgio no sistema educacional em seu novo país de residência. Este processo envolve aspectos sociais, econômicos, linguísticos e culturais, e é impactado pela trajetória educacional fragmentada de pessoas refugiadas. Em sala de aula, as diferenças linguísticas e culturais originam muitas das dificuldades enfrentadas por estudantes em situação de refúgio e seus educadores e educadoras. A Etnomatemática, por ser uma abordagem de educação que considera o caráter cultural da matemática, pode trazer muitas contribuições para a forma com que estes educadores e educadoras lidam com a inserção de tais estudantes. A partir dela, se busca fortalecer as raízes culturais destes indivíduos, de forma que, em seu processo de integração, fortaleçam sua identidade. A garantia de acesso à educação de forma que esses indivíduos possam se entender como sujeitos produtores de cultura e conhecimento é essencial tanto em sua trajetória individual quanto na contribuição de suas vivências e saberes para toda sociedade.
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: 36 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.