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Ambiente interativo de aprendizagem como proposta de ferramenta na retenção do conhecimento e prevenção dos distúrbios da comunicação

Thaís dos Santos Gonçalves Andressa Sharllene Carneiro da Silva; Ana Carulina Pereira Spinardi; Wanderléia Quinhoneiro Blasca; Giédre Berretin-Félix; Deborah Viviane Ferrari; Alcione Ghedini Brasolotto; Patrícia de Abreu Pinheiro Crenitte; Adriana Sampaio de Almeida Meyer; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (17. 2009 Salvador); Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia (1. 2009 Salvador)

Anais São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2009

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  • Título:
    Ambiente interativo de aprendizagem como proposta de ferramenta na retenção do conhecimento e prevenção dos distúrbios da comunicação
  • Autor: Thaís dos Santos Gonçalves
  • Andressa Sharllene Carneiro da Silva; Ana Carulina Pereira Spinardi; Wanderléia Quinhoneiro Blasca; Giédre Berretin-Félix; Deborah Viviane Ferrari; Alcione Ghedini Brasolotto; Patrícia de Abreu Pinheiro Crenitte; Adriana Sampaio de Almeida Meyer; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (17. 2009 Salvador); Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia (1. 2009 Salvador)
  • Assuntos: TRANSTORNOS DA COMUNICAÇÃO (PREVENÇÃO E CONTROLE); TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
  • É parte de: Anais São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009
  • Notas: Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2009/
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: A telessaúde pode ser definida, de maneira ampla, como a utilização de tecnologia da informação e comunicação para fornecer serviços de saúde à distância, sendo caracterizada como o resultado da união de profissionais de saúde e de tecnologia. A tecnologia quando aplicada em programas educacionais pode gerar uma mudança de atitude em relação à saúde, com a adoção de comportamentos saudáveis, tornando o aprendizado mais eficaz. Pensando nisso, uma das ferramentas propostas é o Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA), um modelo educacional que integra recursos de computação gráfica 3D e contextualização, o qual utiliza recursos de multimídia apoiado em ambientação contextualizada para motivar os participantes na retenção de conhecimento. Objetivo: O trabalho teve por objetivo promover o conhecimento referente ao processo da comunicação: audição, fonação e visão, alinhando interatividade à construção do conhecimento, proporcionando apoio à comunidade, quanto à prevenção de possíveis doenças e/ou distúrbios que possam prejudicar a comunicação, utilizando um Ambiente Interativo de Aprendizagem. Métodos: O trabalho foi realizado por meio de uma exposição intitulada \201CCaminhos da Comunicação\201D, aberta a toda comunidade da cidade de Bauru-SP, a qual ocorreu na biblioteca municipal da cidade, durante 12 dias. O trabalho contou com a participação de docentes e discentes do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) e
    profissionais do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP), juntamente com a colaboração dos funcionários da Biblioteca Municipal de Bauru, que atuaram como tutores do Ambiente Interativo de Aprendizagem. ) Foram utilizados como material os módulos do Homem Virtual, uma ferramenta que utiliza os recursos de computação gráfica 3D para transmitir conhecimentos de forma dinâmica, rápida e simples. Além desse eficiente recurso, foram expostos painéis explicativos caracterizando todo um cenário de interatividade para uma aprendizagem qualitativa. Para análise do trabalho, foi aplicado um questionário optativo ao público, contendo a pergunta: \201CO que você achou da exposição caminhos da comunicação?\201D, entregue ao término da visita à exposição. Resultados: A princípio, a exposição deveria ocorrer em 5 dias, porém o nível de satisfação e de interesse do publico geral fez com que a mesma fosse prorrogada por mais 7 dias, o que evidencia um resultado satisfatório. Ao todo, a exposição obteve 498 visitantes, sendo 307 alunos de escolas do ensino fundamental e 191 visitantes de público geral. Na análise do questionário aplicado, o nível de satisfação (dos 236 visitantes que responderam o questionário) apresentou-se excelente para 53% dos visitantes, 32% classificaram a exposição como muito boa, 11% como boa e, 4% acharam a exposição regular. Nenhum visitante classificou a exposição como fraca. Conclusão:
    Considerando os resultados obtidos, pôde-se concluir que a promoção do conhecimento sobre o processo da comunicação, utilizando o Ambiente Interativo de Aprendizagem, foi realizada de maneira satisfatória, sendo que tal conhecimento foi recebido de maneira positiva pelo público geral da comunidade, pois a grande maioria dos visitantes classificaram a exposição como excelente ou muito boa, e, deste modo, houve contribuição para a prevenção dos possíveis distúrbios da comunicação
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: p. 2206.
  • Idioma: Português

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