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A (in)visibilidade do pianista colaborador: narrativas e representações

Baldovino, Guilherme Felipe Do Lago

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2020-10-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A (in)visibilidade do pianista colaborador: narrativas e representações
  • Autor: Baldovino, Guilherme Felipe Do Lago
  • Orientador: Ballestero, Luiz Ricardo Basso
  • Assuntos: Críticas Musicais; Narrativas; Pianista Colaborador; Representações Sociais; Collaborative Pianist; Musical Reviews; Narratives; Social Representations
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Música.
  • Descrição: O tema deste trabalho está relacionado ao campo específico da música de tradição de concerto chamado de colaboração pianística. Durante o processo de leitura dos relatos dos pianistas atuantes (LINDO, 1916; MOORE, 1956, 1963; SPILLMAN, 1985; KATZ, 2009), percebi a existência de denúncias sobre preconceitos e estereótipos atrelados ao ofício. Estas percepções se mostraram recorrentes apesar dos diferentes contextos históricos e geográficos dos autores. Após a realização do levantamento das narrativas destes pianistas, identifiquei que as queixas se localizam em três campos sociais distintos: o campo pedagógico, artístico e midiático. A fim de evitar uma aplicação irrefletida de questões que, possivelmente, digam mais respeito aos contextos estrangeiros, optei por pesquisar as representações sociais conferidas aos colaboradores na cidade de São Paulo. Para tanto, articulo as narrativas presentes nos livros especializados escritos por pianistas colaboradores com as críticas musicais publicadas no jornal O Estado de São Paulo. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo a) compreender as formas de tratamento concedidas aos pianistas colaboradores; b) examinar quais são estes estereótipos e imaginários; e c) entender possíveis inter-relações entre as narrativas dos pianistas, a estrutura de ensino da música e o tratamento midiático. Para o levantamento das críticas musicais, realizei uma pesquisa exploratória junto ao acervo on-line do Estadão na qual reuni, transcrevi e examinei 239 críticas musicais (1919-2012). A análise quantitativa e qualitativa destes documentos foi relacionada com as contribuições da teoria das representações sociais de Serge Moscovici (2003). Através delas, constatei que a forma de tratamento conferida aos pianistas colaboradores está relacionada à instrumentação da apresentação, nos duos instrumentais e vocais, há uma diferença desproporcional entre o tratamento conferido pelos críticos aos solistas e aos pianistas, constituindo estes últimos os instrumentistas sobre os quais os críticos recorrentemente menos destaque conferem; já nos trios e formações maiores, os críticos discorrem mais a respeito da atuação do grupo. Por sua vez, a manutenção de estruturas e tratamentos no campo educacional e midiático foi abordada a partir do conceito de habitus de Pierre Bourdieu (1987, 1996, 2011). Através destas análises, foi possível entender que parte das questões investigadas pode ser compreendida a partir da dinâmica de inter-relação entre as estruturas do: a) campo pedagógico, herdeiro de um modelo de ensino focado na atuação solista e de um habitus conservatorial); b) campo artístico, no qual os indivíduos, preparados pelas instituições para a execução de repertório solista, entram em um embate acerca das dinâmicas de relacionamentos na execução de repertório, recaindo em uma relação de suporte e adequação aos demais instrumentistas; e c) o campo midiático, em que os críticos musicais, partindo de representações sócio-musicais previamente construídas, pouco discorrem sobre os pianistas colaboradores e reforçam, de maneira frequente, estereótipos construídos historicamente.
  • DOI: 10.11606/D.27.2020.tde-09032021-004416
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2020-10-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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