skip to main content

Ação antibiofilme do hipoclorito de sódio na higienização de próteses totais em pacientes hospitalizados

Isabella Frinhani Zani Anna Clara Gurgel Gomes; Janaina Gomes Maciel; Amanda Aparecida Maia Neves Garcia; Carolina Yoshi Campos Sugio; Karin Hermana Neppelenbroek; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Marco Antonio Hungaro Duarte" (35. 2022 Bauru)

Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2022

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo 2022

Acesso online

  • Título:
    Ação antibiofilme do hipoclorito de sódio na higienização de próteses totais em pacientes hospitalizados
  • Autor: Isabella Frinhani Zani
  • Anna Clara Gurgel Gomes; Janaina Gomes Maciel; Amanda Aparecida Maia Neves Garcia; Carolina Yoshi Campos Sugio; Karin Hermana Neppelenbroek; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Marco Antonio Hungaro Duarte" (35. 2022 Bauru)
  • Assuntos: DESINFECÇÃO COM HIPOCLORITO DE SÓDIO; PLACA BACTERIANA; PRÓTESE TOTAL; HOSPITAIS
  • É parte de: Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2022
  • Notas: Disponível em: https://cob.fob.usp.br/wp-content/uploads/sites/954/2022/11/ANAIS_35_COB_2022.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: É essencial que as próteses acrílicas removíveis sejam submetidas a um protocolo de higienização para redução do biofilme durante a admissão hospitalar do paciente, já que é bem conhecido o papel do biofilme protético como potencial reservatório de patógenos respiratórios. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi avaliar a efetividade de 4 protocolos de higienização de próteses removíveis na redução do biofilme protético, a partir do uso de métodos mecânicos associados ou não a outros químicos de limpeza. Próteses totais superiores (PTS) de 120 pacientes internados no Hospital da Beneficência Portuguesa de Bauru foram limpas aleatoriamente, utilizando um dos protocolos a seguir, antes das mesmas serem imersas em água estéril por 3 min para enxágue (n=30): escovação com água destilada como controle; imersão em solução química de limpeza (hipoclorito de sódio a 1%) combinada ou não à escovação com água. Antes e após a aplicação dos protocolos, o biofilme protético foi corado para o cálculo da redução da área percentual de recobrimento visível (ImageJ). Os dados foram submetidos aos testes de Wilcoxon e Kruskal-Wallis (α=0,05). Todos os protocolos testados resultaram em uma redução significativa na área percentual de biofilme protético (P<0,05). A comparação entre os protocolos mostrou a maior redução nas medianas das percentagens de biofilme protético para as PTS que foram limpas com hipoclorito de sódio, independentemente da associação com escovação (P<0,05). De acordo com os resultados obtidos, foi possível sugerir que uma única imersão das próteses totais de pacientes hospitalizados por 10 min em hipoclorito de sódio a 1% provou ser uma alternativa viável, simples, rápida, de custo acessível e efetiva na redução do biofilme protético.
    Esse cuidado minimizaria o risco de infeções respiratórias advindas das próteses, diminuindo o tempo de internação, o que a longo prazo, também poderia levar a uma grande redução de custos.
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: p. 586.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.