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The loss of the experience of cultivation in the contemporary university; A perda da experiência da formação na universidade contemporânea

Silva, Franklin Leopoldo E

Tempo Social; v. 13 n. 1 (2001); 27-37

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2001-05-01

Acesso online

  • Título:
    The loss of the experience of cultivation in the contemporary university; A perda da experiência da formação na universidade contemporânea
  • Autor: Silva, Franklin Leopoldo E
  • Assuntos: Consciência; Emancipação; História; Universidade; Conscience; Emancipation; History; University
  • É parte de: Tempo Social; v. 13 n. 1 (2001); 27-37
  • Descrição: The text aims to show, based on a commentary of Adorno's points of view on the goals of education, that the history of modernity, seen as process for the constitution of the hegemony of instrumental reason, has removed an essencial feature from education: the formation of a consciousness for freedom, an aspect that is involved in the relationship between experience, truth and happiness, which constitute the humanist ideal of knowledge and emancipation. Civilizing progress can be seen as a progressive loss of the ideal of formation, substituted by the procedures of adaptive rationalization of the individual to the alienating conditions that are peculiar to the managed world. In the event of an impossibility to reinstall the favourable conditions to the cultivating education experience, we are left, from a critical education perspective, with an attempt to oppose the instrumentalization of subjectivity by means of an effort to recuperate the negativity as a counterpoint to the blind adhesion to the historical present.
    O texto procura mostrar, por via de um comentário das posições de Adorno acerca das finalidades da educação, que a história da modernidade, vista como processo de constituição da hegemonia da razão instrumental, destituiu a educação de uma característica essencial, a formação da consciência para a liberdade, aspecto que no entanto se encontra implicado na relação entre experiência, verdade e felicidade, constitutiva do ideal humanista de sabedoria e de emancipação. O progresso civilizatório pode ser visto como a perda progressiva do ideal de formação, substituído pelos procedimentos de racionalização adaptativa do indivíduo às condições de alienação próprias do mundo administrado. Na impossibilidade de reinstauração das condições objetivas favoráveis à experiência educacional formadora, resta, na perspectiva de uma educação crítica, a tentativa de se opor à instrumentalização da subjetividade por via de um esforço de recuperação da negatividade como contraponto à adesão cega ao presente histórico.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12347/14124
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2001-05-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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