skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Impacto das novas tecnologias de informação e comunicação, através do blended learning, aplicadas aos graduandos em Odontopediatria

Alencar, Cássio José Fornazari

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia 2012-03-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Impacto das novas tecnologias de informação e comunicação, através do blended learning, aplicadas aos graduandos em Odontopediatria
  • Autor: Alencar, Cássio José Fornazari
  • Orientador: Haddad, Ana Estela
  • Assuntos: Ambiente Virtual De Aprendizagem; Educação Dental; Curso Híbrido Odontopediatria; Aprendizagem; Sistema De Gestão Da Aprendizagem; Course Management System; Blended Learning; Education Dental; Learning; Learning Managment System; Pediatric Dentistry
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo descreve a experiência inicial de integração do sistema de gestão de aprendizagem Moodle, para apoiar o processo de ensino-aprendizagem na Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Os alunos de pós-graduação (11) foram capacitados em tutoria para construir um curso complementar à grade curricular e gerenciar 2 grupos do último ano de graduação (n=132). Após um mês de aula teórica, os graduandos realizaram uma prova (P1), responderam um questionário inicial e em seguida participaram das atividades no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), durante o restante do curso. Realizaram 3 provas presenciais (P2, P3 e P4) durante a aprendizagem baseada na Web, gerando assim uma nota final (NF). Também responderam outro questionário sobre a experiência com a plataforma e foram avaliados através de uma nota de participação (NP) no Moodle. Observou-se uma correlação entre NP e NF. E comparando as notas finais das duas coortes do estudo, que participaram do Moodle, com outras 2 coortes que não participaram das atividades, observou-se diferença significante (p<0,001). Os alunos que mais participaram das atividades no Moodle obtiveram notas melhores. Além disso, houve uma diferença significativa entre as notas das coortes que tiveram a participação dos alunos no Moodle em comparação aos que não tiveram o aprendizado híbrido, sugerindo que a flexibilização através do AVA favorece o acréscimo de conhecimento.
  • DOI: 10.11606/T.23.2012.tde-11092012-160052
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia
  • Data de criação/publicação: 2012-03-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.