skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Ensino a distância como estratégia de educação permanente em saúde: impacto da capacitação da equipe de Estratégia de Saúde da Família na organização dos serviços

Fratucci, Maristela Vilas Boas

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia 2015-04-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ensino a distância como estratégia de educação permanente em saúde: impacto da capacitação da equipe de Estratégia de Saúde da Família na organização dos serviços
  • Autor: Fratucci, Maristela Vilas Boas
  • Orientador: Araujo, Maria Ercilia de
  • Assuntos: Avaliação Dos Serviços; Plataforma Moodle; Ensino Mediado Por Tecnologia; Educação Permanente; Educação À Distância; Capacitação Em Serviço; Distance Learning; Continuing Education; Moodle Platform; On-The-Job Training; Service Evaluation; Technology-Mediated Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A Educação à Distância é uma modalidade de ensino que permite eliminar a separação geográfica entre educador e educando para atender a um número ilimitado de alunos que estejam em busca de formação, capacitação ou atualização profissional. É também, um processo de auto-aprendizado que é incentivado pela utilização de estratégias didáticas bem elaboradas e adequadas às várias situações vigentes. Esta pesquisa teve por objetivo conhecer e explanar a vivência dos alunos do município de Amparo participantes da Especialização em Saúde da Família/UNASUS/UNIFESP, 2012, no processo de ensino-aprendizagem através do ensino a distância mediado por tecnologia e avaliar o impacto da educação permanente na organização dos serviços. Através de um modelo de pesquisa qualitativa, buscou-se estabelecer a percepção dos alunos com relação à metodologia, técnica, estratégias de aprendizagem e mudanças ocorridas nos serviços em que estão inseridos os profissionais capacitados. A metodologia, de natureza qualitativa foi utilizada através de grupos focais como processo de análise, nos encontros presenciais e webconferências, estratificados por eixos estruturantes objeto da pesquisa. O público alvo foram os profissionais formados como especialistas em Saúde da Família pelo curso de UNASUS/ UNIFESP do município de Amparo, 2012. As respostas foram classificadas segundo os eixos estruturantes buscando contextualizar o relato dos atores pesquisados. Após análise e avaliação destes discursos, foram estabelecidas relações e sínteses inerentes ao processo de ensino a distância e avaliação do impacto na organização e implementação dos serviços. Observou-se que, todas as narrativas referem a importância da educação permanente em saúde como eixo propulsor de mudanças nos serviços, e a Especialização em Saúde da Família-UNASUS/UNIFESP foi exímia em qualidade e excelência abrangendo um universo de mais de 4000 profissionais capacitados. Mas oportunamente destacaram, que nem sempre as transformações desejadas acontecem na mesma velocidade do proposto e assimilado pelo curso. Muitos fatores institucionais são barreiras naturais ao avanço de diretrizes e propostas. A práxis da docência traz elementos para que a realidade dos cursos e conteúdos seja apropriada de diferentes formas nos cenários do serviço. Entra neste quesito a habilidade dos profissionais nesta transformação entre o aprendido, apreendido e o executável. A conclusão destaca a importância do reconhecimento que a educação permanente em saúde deve ser sempre incentivada e oferecida aos profissionais, onde seus cenários de prática possam ser reorganizados e fortalecidos, buscando desenvolver propostas qualificadas social e tecnicamente, com aplicabilidade oportunizada por gestores e representantes municipais, estaduais e federais.
  • DOI: 10.11606/T.23.2015.tde-17062015-142431
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia
  • Data de criação/publicação: 2015-04-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.