skip to main content

Uma exposição científica internacional no Brasil um olhar para as contradições

Bruno Rafael Santos de Cerqueira Alessandra Bizerra

2019

Localização: IB - Instituto de Biociências    (QH315 C416e ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Uma exposição científica internacional no Brasil um olhar para as contradições
  • Autor: Bruno Rafael Santos de Cerqueira
  • Alessandra Bizerra
  • Assuntos: BIOLOGIA -- ESTUDO E ENSINO; DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA; EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS; Teoria Historico Cultural Da Atividade; Contradições; Contradições Dialéticas; Cultural-Historical Activity Theory; Dialectical Contradictions; International Exhibition; Science Communication; Ensino De Biologia
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Ensino de Biologia
  • Descrição: As exposições científicas de caráter internacional e itinerante estão presentes em diversos momentos da história da divulgação científica do Brasil e do mundo. Esses grandes eventos também marcam presença na atualidade, através das mostras que buscam apresentar à população as Ciências produzidas em diferentes contextos. Embora historicamente o papel social dessas exposições tenha se alternado em força e motivos, torna-se evidente que esse tipo de iniciativa ainda é recorrente na agenda da divulgação científica do nosso país. Nesse contexto, esta tese compreende uma investigação sobre a vinda ao Brasil da exposição científica, itinerante e internacional "Túnel da Ciência 3.0" desenvolvida pelo Instituto Max Planck, a partir da iniciativa do setor público e privado. A compreensão das negociações e tensões estabelecidas entre diferentes sujeitos envolvidos na significação de uma exposição científica de caráter internacional, sob a ótica da teoria histórico-cultural da atividade é o objetivo principal da pesquisa. A produção de dados foi feita com a utilização de: notas de campo, entrevistas semiestruturadas com organizadores, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, monitores e visitantes, além da gravação em áudio e vídeo das visitas. A sistematização e a análise dos dados foram realizadas com o uso do software NVIVO11 ®, de forma a auxiliar na esquematização dos sistemas de atividade, bem como viabilizar a categorização dos conteúdos das contradições, tendo como base as manifestações discursivas de contradições e o método dialético. Os referenciais utilizados nessa investigação, incluindo os conceitos de sistema de atividade e contradições ofereceram dicas importantes sobre organização das relações que são estabelecidas entre os sujeitos envolvidos com a exposição.
    Foi possível identificar dez categorias que refletem os conteúdos das contradições de um processo de itinerância de uma exposição científica e internacional. São elas: Ciência local x Ciência global, financiamento público x privado, Aprender conteúdos científicos x explorar os aparatos interativos, divulgação institucional x divulgação das ciências, modelos dialógicos x valores universais, interatividade: discurso midiático x discurso expositivo, negociações: entre o planejado x efetivado, formalização institucional da concepção de divulgação científica x instabilidade política, teoria x prática de monitoria, monitoria junto ao público escolar x monitoria junto ao público espontâneo. A partir da reflexão sobre essas categorias sugerimos elementos centrais a serem considerados nos processos de adaptação de grandes exposições itinerantes e internacionais, que possibilitem a reflexão sobre formas mais contextualizadas desses eventos de modo a atender especificidades locais dos países visitados, contribuindo, assim, para as discussões que envolvem políticas públicas de divulgação das Ciências e tecnologias e a educação não formal.
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: 177 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.