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O juízo final e a missa de São Gregório (MASP 428P): pintura retabular e Eucaristia no final da Idade Média

Lubarino, Doglas Morais

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2015-08-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O juízo final e a missa de São Gregório (MASP 428P): pintura retabular e Eucaristia no final da Idade Média
  • Autor: Lubarino, Doglas Morais
  • Orientador: Pereira, Maria Cristina Correia Leandro
  • Assuntos: Geografia Do Além; Liturgia; Missa De São Gregório; Iconografia; Gótico Tardio; Iconography; Geography Of The Afterlife; Liturgy; Mass Of Saint Gregory; Late Gothic Art
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Vesão corrigida
  • Descrição: Ainda pouco conhecida e estudada, a pintura retabular O Juízo Final e a Missa de São Gregório é uma das raras obras tardo-medievais existentes no Brasil, fazendo parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Essa obra foi produzida em Valência para ser o painel central de uma abadia na Borgonha, França. Apesar da excelente oportunidade de estudos que ela apresenta para os historiadores da arte medieval, ela não fora até agora objeto de pesquisas detalhadas. O nosso objetivo, portanto, é analisar tal peça, atentando-nos particularmente aos diversos elementos que nela remetem à Eucaristia, e que fazem dela um objeto fértil de estudos sobre esse sacramento no final da Idade Média. Para realizar essa tarefa, fundamentamos o nosso trabalho na análise e na interpretação da obra seguindo os métodos de leitura formal, estilística e iconográfica utilizados na História da Arte, relacionando também o nosso objeto ao contexto histórico de produção e recepção, através de uma revisão da documentação e da sua história até chegar ao acervo do MASP. Para atender esse objetivo, dividimos o nosso trabalho em dois eixos principais. No primeiro, versaremos sobre a imagem enquanto objeto material e estudaremos a sua história e o seu suporte. Já no segundo, analisaremos a sua iconografia em relação ao sacramento eucarístico e sua dimensão salvífica e, desse modo, investigaremos como esse painel se relaciona com o processo de legitimação do realismo eucarístico no contexto no qual a imagem foi produzida e exposta no final da Idade Média.
  • DOI: 10.11606/D.8.2015.tde-03122015-155702
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2015-08-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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