skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Perceções de alunos do ensino básico sobre atividades de investigação: um estudo em diferentes áreas disciplinares

Vara Pires, Manuel ; Correia, Catarina

Editorial Universitat Politècnica de València 2019

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Perceções de alunos do ensino básico sobre atividades de investigação: um estudo em diferentes áreas disciplinares
  • Autor: Vara Pires, Manuel ; Correia, Catarina
  • Assuntos: Actividades de investigação ; Documentation ; Ensino básico ; Innovation ; Perceções dos alunos ; Prática de ensino supervisionada ; Teaching Technologies ; Áreas disciplinares
  • Notas: INNODOCT 2018
    Noviembre 14-16, 2018
    http://ocs.editorial.upv.es/index.php/INNODOCT/INN2018/paper/view/8823
    Valencia, Spain
    INNODOCT/18. International Conference on Innovation, Documentation and Education
  • Descrição: [PT] As atividades de investigação proporcionam uma forma de abordar e aprender com compreensão os diferentes saberes disciplinares. Este texto apresenta aspetos de um estudo exploratório desenvolvido no estágio profissional, no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, em que se assumiu a grande importância das atividades de investigação no processo de ensino e aprendizagem. O estudo, enquadrado por uma abordagem qualitativa e interpretativa, pretendeu identificar e analisar perceções dos alunos sobre atividades de investigação realizadas em grupo. Os participantes foram os alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade das turmas onde se realizou o estágio profissional (1.º ciclo; Língua portuguesa, História e geografia de Portugal, Matemática e Ciências da natureza do 2.º ciclo). Os dados foram recolhidos através de questionários e analisados recorrendo a aspetos relacionados com a análise de conteúdo. Os alunos revelaram perceções muito favoráveis relativamente às atividades de investigação (e ao trabalho em grupo), reconhecendo-as como formas de trabalho que ajudam a compreender melhor os temas disciplinares, a ser mais autónomos e seguros e a desenvolver atitudes mais positivas relativamente ao seu papel de aprendente. Vara Pires, M.; Correia, C. (2019). Perceções de alunos do ensino básico sobre atividades de investigação: um estudo em diferentes áreas disciplinares. En INNODOCT/18. International Conference on Innovation, Documentation and Education. Editorial Universitat Politècnica de València. 981-991. https://doi.org/10.4995/INN2018.2018.8823
  • Editor: Editorial Universitat Politècnica de València
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.