skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Active learning – uma experiência com alunos do 1.º ano de Educação Básica

Barata, Clarinda

Editorial Universitat Politècnica de València 2020

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Active learning – uma experiência com alunos do 1.º ano de Educação Básica
  • Autor: Barata, Clarinda
  • Assuntos: Active learning ; Diferenciação pedagógica ; Documentation ; Inclusão ; Innovation ; Prática reflexiva ; Teaching Technologies
  • Notas: INNODOCT 2019
    Valencia, Spain
    http://ocs.editorial.upv.es/index.php/INNODOCT/INN2019/paper/view/10063
    Diciembre 16-17,2019
  • Descrição: [PT] O crescimento e expansão do ensino superior trouxe para as instituições de ensino superior públicos mais heterogéneos e diversificados relativamente ao passado. Esta heterogeneidade de públicos tem confrontado as instituições de ensino superior e os seus docentes com a necessidade do desenvolvimento de dinâmicas curriculares e pedagógicas capazes de captar a diferença e proporcionar com sucesso a inclusão destes novos públicos. A reflexão que se apresenta resulta da experiência pedagógica, em que a autora esteve diretamente envolvida como docente, desenvolvida em contexto de ensino superior, com alunos do 1.º ano da Licenciatura de Educação Básica, com recurso ao active learning, assumindo-se como um estudo de caso. Defensora dos princípios da inclusão, ao nível do acesso e do sucesso académico1 , é imprescindível desenvolver dinâmicas curriculares e pedagógicas que assegurem a todos os alunos a possibilidade de progredir de acordo com o seu ritmo de aprendizagem. Assim importa refletir sobre: até que ponto tenho posto este princípio em prática? Em que medida é que a minha prática de ensino e de avaliação ajuda os alunos a aprender, a pensar, a estudar ou a construir o conhecimento? Que oportunidades promovo, dentro e fora da sala de aula, para que os meus alunos aprendam a pensar, raciocinar, colocar e a resolver problemas? Barata, C. (2020). Active learning – uma experiência com alunos do 1.º ano de Educação Básica. Editorial Universitat Politècnica de València. 971-978. https://doi.org/10.4995/INN2019.2019.10063
  • Editor: Editorial Universitat Politècnica de València
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.