skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Efeito in vitro da solução de gluconato de clorexidina a 4% em biofilmes de Candida albicans sobre resinas acrílicas termopolimerizáveis

M. C. M. Gama P. M. B Silva; M Jacobina; M. S. Z Graeff; M. M. R Lopes; Vinícius Carvalho Porto; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 99, res. Plc128, Sept. 2010. Supplement 1

São Paulo 2010

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Efeito in vitro da solução de gluconato de clorexidina a 4% em biofilmes de Candida albicans sobre resinas acrílicas termopolimerizáveis
  • Autor: M. C. M. Gama
  • P. M. B Silva; M Jacobina; M. S. Z Graeff; M. M. R Lopes; Vinícius Carvalho Porto; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: BIOFILMES; RESINAS ACRÍLICAS (MICROBIOLOGIA); CANDIDA ALBICANS
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 99, res. Plc128, Sept. 2010. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Avaliou-se o efeito, in vitro, da solução de Gluconato de Clorexidina a 4% na viabilidade e remoção de biofilmes formados por C. albicans, através da microscopia confocal. Biofilmes de C. albicans foram cultivados em 66 espécimes de resina acrílica termopolimerizável e distribuídos aleatoriamente em 11 grupos (n=6). Um grupo foi exposto à água destilada por 10 minutos (controle). Cada um dos demais grupos correspondeu a um determinado tempo de exposição em 1 ml de solução de Gluconato de Clorexidina a 4%. O primeiro grupo foi exposto por 1minuto e, para cada novo grupo, houve um acréscimo de 1 minuto, até ser alcançado um tempo máximo de 10 minutos de exposição pelo décimo grupo. A seguir, a quantidade (%) de células viáveis e de biofilme remanescente foi analisada através de microscópio confocal, associado à aplicação da técnica Live/Dead. Os resultados demonstraram uma correlação inversa significativa entre o tempo de exposição e a quantidade de células viáveis. Diferenças estatísticas na quantidade de células viáveis foram observadas a partir de 4 e 9minutos de exposição (Teste de Kruskal-Wallis e Dunn). Não houve diferença estatística na quantidade de biofilme remanescente entre os grupos avaliados (p>.05). O efeito da solução de Gluconato de Clorexidina a 4% sobre a viabilidade demonstrou ser dependente do tempo contato com o biofilme fúngico, com maior efeito após 9 minutos, porém sem ação removedora.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 99, res. Plc128.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.