skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

The brazilian psychology postgraduate system and the internationalization process critical aspects, evaluation indicators and challenges for consolidation

Paulo Rogério Meira Menandro Maria Beatriz Martins Linhares; Angélica Bastos; Débora Dalbosco Dell'Aglio

Psicologia : Reflexão e Crítica Porto Alegre v. 28, supl. 1, p. 57-65, 2015

Porto Alegre 2015

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (pcd 2746006 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    The brazilian psychology postgraduate system and the internationalization process critical aspects, evaluation indicators and challenges for consolidation
  • Autor: Paulo Rogério Meira Menandro
  • Maria Beatriz Martins Linhares; Angélica Bastos; Débora Dalbosco Dell'Aglio
  • Assuntos: PESQUISA CIENTÍFICA; PSICOLOGIA; PÓS-GRADUAÇÃO (INTERNACIONALIZAÇÃO)
  • É parte de: Psicologia : Reflexão e Crítica Porto Alegre v. 28, supl. 1, p. 57-65, 2015
  • Descrição: O texto discute aspectos em políticas de internacionalização da pesquisa e da formação pós-graduada no atual contexto da Psicologia no Brasil. Indicadores de oito áreas de conhecimento para aferir o nível de internacionalização dos programas de pós-graduação, utilizados no processo avaliativo conduzido pela Capes, são apresentados para embasar esta análise. Os autores argumentam que: a) internacionalização não é tema limitado ao âmbito estrito da ciência e da tecnologia, exigindo considerar aspectos culturais, educacionais, econômicos e políticos; b) diferentes axiomas e regras são aplicáveis a diferentes áreas do conhecimento; c) colaboração com pesquisadores de diferentes centros pode ser mais eficiente do que privilegiar apenas submissão pontual de textos a periódicos estrangeiros; d) articulação e colaboração entre pesquisadores não obriga o alinhamento de agendas de pesquisa nacionais ao que é privilegiado em centros de pesquisa no exterior. Com efeito, a internacionalização é reconhecida e está em franco desenvolvimento nas instituições acadêmicas e nas agências de fomento. Em tal processo, desafios se apresentam aos Programas de Pós-Graduação: a) assegurar que a comunicação extrapole o limite da língua portuguesa e se componha com o idioma local pertinente ao cenário internacional com o qual o estudante / pesquisador irá se relacionar; b) reduzir entraves burocráticos que dificultam a cooperação nas universidades brasileiras; c) contribuir para que agências de fomento à pesquisa estabeleçam acordos que resultem em editais conjuntos com outros países, assegurando condições de acesso a concorrências viáveis e garantidores de benefícios à ciência e à tecnologia brasileiras
  • Editor: Porto Alegre
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 57-65.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.