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O ambiente alimentar escolar no município de São Paulo e suas associações com o consumo de ultraprocessados e o excesso de peso em adolescentes

Leite, Maria Alvim

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2021-10-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O ambiente alimentar escolar no município de São Paulo e suas associações com o consumo de ultraprocessados e o excesso de peso em adolescentes
  • Autor: Leite, Maria Alvim
  • Orientador: Levy, Renata Bertazzi
  • Assuntos: Escola; Adolescente; Alimentos Ultraprocessados; Ambiente Alimentar; Criança; Excesso De Peso; School; Overweight; Food Environment; Adolescent; Child; Ultra-Processed Food
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A prevalência de excesso de peso e o consumo de alimentos ultraprocessados têm aumentado entre crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. Estudos têm sugerido associações entre características do ambiente alimentar escolar, dentro e no entorno das escolas, e desfechos de consumo alimentar e estado nutricional de estudantes. Realizado na cidade de São Paulo, os objetivos deste estudo foram (i) estimar associações entre a presença de cantinas e a disponibilidade de alimentos ultraprocessados nas cantinas com o consumo desses alimentos entre adolescentes do 9o ano do ensino fundamental das redes pública e particular; (ii) estimar associações entre características do ambiente alimentar escolar no quarteirão da escola e o consumo de alimentos ultraprocessados e o excesso de peso entre os mesmos adolescentes; e (iii) investigar e comparar a distribuição de estabelecimentos que vendem alimentos no entorno de escolas municipais, estaduais e particulares que ofertam ensino fundamental e/ou médio. Foram utilizadas diferentes fontes de informações: dados do Projeto São Paulo para o desenvolvimento social de crianças e adolescentes (SP-proso), em amostra de 2.680 adolescentes; dados observacionais do ambiente alimentar no entorno das mesmas escolas amostradas pelo SP-proso; dados censitários de escolas que ofertavam ensino fundamental e médio; dados censitários dos estabelecimentos que vendem alimentos; e dados sociodemográficos dos bairros. Com dados do SP-proso, foram feitos modelos de regressão multinível para avaliar associações entre as exposições presença de cantinas nas escolas e disponibilidade de alimentos ultraprocessados nas cantinas com desfechos de frequência de consumo de ultraprocessados na escola e também para testar associações entre características do ambiente alimentar no quarteirão das escolas e desfechos de frequência de consumo de ultraprocessados e excesso de peso entre os adolescentes. Com os dados censitários, foram traçados buffers circulares de raios de 100 a 500 m, com as escolas como centroides. Foram analisadas concentrações ou dispersões dos tipos de estabelecimentos no entorno das escolas. Foram feitos modelos de regressão para analisar as diferenças entre características do ambiente alimentar entre as três categorias de escolas. A presença de cantinas nas escolas se associou a um maior consumo de alimentos ultraprocessados pelos adolescentes. Foi observado um efeito dose-resposta entre a diversidade de ultraprocessados nas cantinas e a frequência de consumo desses alimentos. A presença de ambulantes, estabelecimentos não especializados na venda de alimentos e quatro ou mais categorias de estabelecimentos no entorno das escolas se associaram a um maior o consumo de alimentos ultraprocessados por alunos de escolas públicas. Bares e vendas informais de alimentos contribuíram para a um maior consumo para alunos de escolas privadas. Bancas de jornal e lanchonetes ou padarias aumentaram a chance de adolescentes de escolas públicas apresentarem excesso de peso; enquanto vendas informais de alimentos em domicílios e estabelecimentos não especializados na venda de alimentos aumentaram a chance de os alunos da rede particular apresentarem excesso de peso. Lojas de doces se concentravam no entorno de escolas municipais e particulares, minimercados no entorno de escolas municipais e lanchonetes, super e hipermercados, hortifrútis e açougues e peixarias no entorno das particulares. Super e hipermercados se dispersavam no entorno das escolas municipais e estaduais. O mesmo aconteceu com açougues e peixarias em relação às escolas estaduais. Lanchonete foi o tipo de estabelecimento mais presente no entorno de todas as escolas. Os menos presentes foram super e hipermercados. O fato da escola ser particular aumenta tanto a quantidade quanto a prevalência dos tipos de estabelecimentos no entorno. O ambiente alimentar de má qualidade dentro e no entorno das escolas expõe crianças e adolescentes a fatores de risco para o consumo excessivo de ultraprocessados e o excesso de peso. Políticas públicas são necessárias para regular a venda de alimentos nos territórios escolares
  • DOI: 10.11606/T.5.2021.tde-11012022-143058
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2021-10-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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