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Educação do campo no Estado de São Paulo análise do nível de ruralidade das escolas no desempenho escolar

Claudia Souza Passador José Eduardo Ferreira Lopes

Revista do Serviço Público Brasilia v. 65, n. 1, p. 87-113, 2014

Brasília 2014

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação do campo no Estado de São Paulo análise do nível de ruralidade das escolas no desempenho escolar
  • Autor: Claudia Souza Passador
  • José Eduardo Ferreira Lopes
  • Assuntos: POLÍTICA EDUCACIONAL; ESCOLA PÚBLICA; ESCOLA RURAL; DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA; RENDIMENTO ESCOLAR
  • É parte de: Revista do Serviço Público Brasilia v. 65, n. 1, p. 87-113, 2014
  • Notas: Disponível em: <http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/426/422>. Acesso em: 28 jul. 2016
  • Descrição: Este trabalho tem como objetivo central analisar a influência da localização da escola e da origem dos alunos (rural e urbano) na taxa de evasão, na taxa de aprovação/reprovação, no desempenho obtido no Ideb e na Prova Brasil. Para tanto, foram considerados os alunos do 5º ano (quarta série) do ensino fundamental das redes municipais e estaduais do Estado de São Paulo. A tipologia do IBGE para classificação das escolas em rurais e urbanas e o local de moradia dos alunos foram utilizados como forma de caracterizar o nível de ruralidade das escolas. O trabalho organiza um diagnóstico das políticas em andamento; aponta algumas diretrizes para o aperfeiçoamento das futuras intervenções na área específica de atuação governamental; e mostra que, em várias situações, o desempenho das escolas “rurais”, considerando os itens analisados, é inferior ao desempenho das escolas urbanas
    Este estudio tiene como objetivo analizar la influencia de la localización de la escuela y el origen de los estudiantes (rural y urbana) en relación con la tasa de deserción escolar, la tasa de aprobado/reprobado en el rendimiento obtenido en el Ideb y la Prova Brasil, para los estudiantes del quinto año (cuarto grado) de la escuela primaria municipal y estadual perteneciente al Estado de São Paulo, teniendo en cuenta la tipología de la clasificación del IBGE de las escuelas en las zonas rurales y urbanas y el lugar de residencia de los estudiantes como una forma de caracterizar el nivel de las escuelas rurales. El trabajo organiza un diagnóstico de las políticas en curso, sugiere algunas pautas para mejorar las intervenciones futuras en esta área de acción del gobierno y muestra que, en muchos casos, el desempeño de las escuelas “rurales” teniendo en cuenta los elementos analizados, es menor que el rendimiento de las escuelas urbanas
  • Editor: Brasília
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 87-113.
  • Idioma: Português

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