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Liberdade curricular nos cursos de jornalismo a responsabilidade e o desafio na formação profissional
Maria Elizabete Antonioli Laurenti José Coelho Sobrinho
2002
Localização:
ECA - Escola de Comunicações e Artes
(t070.07 L383L e.2 )
(Acessar)
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Título:
Liberdade curricular nos cursos de jornalismo a responsabilidade e o desafio na formação profissional
Autor:
Maria Elizabete Antonioli Laurenti
José Coelho Sobrinho
Assuntos:
JORNALISMO (ESTUDO E ENSINO) -- BRASIL SÃO PAULO
;
ENSINO SUPERIOR -- BRASIL SÃO PAULO
;
INSTITUIÇÕES DE ENSINO -- BRASIL SÃO PAULO
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Esta tese de doutoramento tem como objetivo principal estudar as organizações curriculares dos cursos de Comunicação Social - habilitação Jornalismo - do Estado de São Paulo, comparando-as com o último Currículo Mínimo, fixado pela Resolução n° 2/84, e com as Diretrizes Curriculares, propostas pela Comissão de Especialistas de Comunicação - CEECOM. Foram identificadas, neste trabalho, quarenta e seis Instituições em que funcionavam cursos de Comunicação Social -habilitação Jornalismo - no Estado de São Paulo, em 1999, e um total de cinqüenta e seis, até o primeiro semestre de 2001. Portanto, as organizações curriculares dessas Instituições compuseram o universo apreciado. A Taxionomia dos Objetivos Educacionais, proposta defendida por Benjamin Bloom, foi utilizada como referência para a construção de organizações curriculares dos cursos de Comunicação Social - habilitação Jornalismo - tendo em vista o domínio cognitivo. Outros dois objetivos secundários foram estabelecidos: 1º resgatar o desenvolvimento da educação superior no Brasil, utilizando-se a legislação educacional como principal fonte de pesquisa; 2º formalizar, ao longo do desenvolvimento da história do curso de Jornalismo/Comunicação Social, três fases no âmbito curricular, em que ocorreram modificações, conforme a legislação educacional. A pesquisa, cujo método resulta de uma investigação histórica, está centrada na legislação da educação superior brasileira, tendo como referência a documentação publicada
pelo Ministério da Educação. A maior parte dos textos legais utilizados, neste estudo, foi encontrada no periódico Documenta, órgão oficial do Conselho Nacional de Educação, como também do extinto Conselho I Federal de Educação
Data de criação/publicação:
2002
Formato:
390 p.
Idioma:
Português
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