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Liberdade curricular nos cursos de jornalismo a responsabilidade e o desafio na formação profissional

Maria Elizabete Antonioli Laurenti José Coelho Sobrinho

2002

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t070.07 L383L e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Liberdade curricular nos cursos de jornalismo a responsabilidade e o desafio na formação profissional
  • Autor: Maria Elizabete Antonioli Laurenti
  • José Coelho Sobrinho
  • Assuntos: JORNALISMO (ESTUDO E ENSINO) -- BRASIL SÃO PAULO; ENSINO SUPERIOR -- BRASIL SÃO PAULO; INSTITUIÇÕES DE ENSINO -- BRASIL SÃO PAULO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese de doutoramento tem como objetivo principal estudar as organizações curriculares dos cursos de Comunicação Social - habilitação Jornalismo - do Estado de São Paulo, comparando-as com o último Currículo Mínimo, fixado pela Resolução n° 2/84, e com as Diretrizes Curriculares, propostas pela Comissão de Especialistas de Comunicação - CEECOM. Foram identificadas, neste trabalho, quarenta e seis Instituições em que funcionavam cursos de Comunicação Social -habilitação Jornalismo - no Estado de São Paulo, em 1999, e um total de cinqüenta e seis, até o primeiro semestre de 2001. Portanto, as organizações curriculares dessas Instituições compuseram o universo apreciado. A Taxionomia dos Objetivos Educacionais, proposta defendida por Benjamin Bloom, foi utilizada como referência para a construção de organizações curriculares dos cursos de Comunicação Social - habilitação Jornalismo - tendo em vista o domínio cognitivo. Outros dois objetivos secundários foram estabelecidos: 1º resgatar o desenvolvimento da educação superior no Brasil, utilizando-se a legislação educacional como principal fonte de pesquisa; 2º formalizar, ao longo do desenvolvimento da história do curso de Jornalismo/Comunicação Social, três fases no âmbito curricular, em que ocorreram modificações, conforme a legislação educacional. A pesquisa, cujo método resulta de uma investigação histórica, está centrada na legislação da educação superior brasileira, tendo como referência a documentação publicada
    pelo Ministério da Educação. A maior parte dos textos legais utilizados, neste estudo, foi encontrada no periódico Documenta, órgão oficial do Conselho Nacional de Educação, como também do extinto Conselho I Federal de Educação
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 390 p.
  • Idioma: Português

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