skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Efeito de diferentes parâmetros do laser de CO2 na prevenção da erosão em dentina

G. C. Oliveira M. C Jordão; Heitor Marques Honório; R. S Navarro; Ana Carolina Magalhães; Thais Marchini de Oliveira; Marilia Afonso Rabelo Buzalaf; Daniela Rios; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 234, res. PNb062, Sept. 2011. Supplement 1

São Paulo 2011

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Efeito de diferentes parâmetros do laser de CO2 na prevenção da erosão em dentina
  • Autor: G. C. Oliveira
  • M. C Jordão; Heitor Marques Honório; R. S Navarro; Ana Carolina Magalhães; Thais Marchini de Oliveira; Marilia Afonso Rabelo Buzalaf; Daniela Rios; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: LASER NÃO CIRÚRGICO; EROSÃO DE DENTE (PREVENÇÃO E CONTROLE); DENTINA
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 234, res. PNb062, Sept. 2011. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O presente estudo teve como objetivo avaliar in vitro o efeito de diferentes parâmetros de irradiação de laser CO2 em relação à resistência da dentina à erosão. Blocos de dentina bovina foram aleatoriamente divididos em cinco grupos (n=10), de acordo com o parâmetro de irradiação do laser de CO2: G1 - sem tratamento (controle), G2 - 0,25 W, G3 - 0,5 W, G4 - 0,75 W e G5 - 1 W. A irradiação foi realizada com o comprimento de onda de 10,6 μm, tendo 5 μs de duração de pulso e 50 Hz de frequência. A ciclagem erosiva consistiu na imersão dos blocos em bebida tipo cola (pH 2,6) por 2 minutos, seguida da imersão em saliva artificial por 120 minutos. Este procedimento foi repetido 4 vezes por dia por 5 dias e durante a noite os blocos foram mantidos em saliva artificial. O desgaste da dentina foi avaliado por perfilometria após o tratamento com laser, após o primeiro e o quinto dia de desafio erosivo. Os dados foram analisados usando ANOVA e Teste de Tukey (p<0,05). Após a irradiação com laser os blocos de dentina apresentaram uma grande alteração na superfície (> 0,50 μm), após o primeiro dia de ciclagem apenas o parâmetro de 0,75 W resultou em um menor desgaste quando comparado ao controle e após o quinto dia, todos os grupos apresentaram perdas semelhantes quando comparadas ao grupo controle. Com base nos resultados conclui-se que a irradiação do laser de CO2 usando o parâmetro de 0,75 W é capaz de prevenir a erosão da dentina, porém este não é um efeito duradouro porque ela se restringe ao primeiro dia de desafio erosivo
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 234, res. PNb062.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.