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Redes sociais no contexto escolar: a argumentação no Facebook

Silva, Elisangela Pereira Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2018-02-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Redes sociais no contexto escolar: a argumentação no Facebook
  • Autor: Silva, Elisangela Pereira Da
  • Orientador: Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de
  • Assuntos: Argumentação; Multiletramentos; Gêneros Digitais; Facebook; Ensino; Digital Genres; Argumentation; Multiletrations; Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Este trabalho trata da argumentação que ocorre em face das interações via rede social, buscando detectar traços relacionados às estratégias argumentativas utilizadas por alunos da rede municipal em publicações no Facebook produzidas e postadas no contexto escolar. Para isso, atenta para o modo como essa rede favorece a interação e as intervenções do professor, contribuindo com o desenvolvimento da argumentação, seleção e uso de argumentos e com a construção da relação auditório/ethos em textos desses estudantes. Nessa perspectiva, o discurso é visto como resultado da interação e constituído a partir das relações dos interlocutores com o meio. Desse modo, a partir da Teoria da Argumentação inscrita na Nova Retórica, consideramos o estudo das técnicas discursivas que permitem suscitar a adesão às teses e observamos como elas desenvolvem-se nas redes, particularmente o Facebook, que tem por característica principal a ação colaborativa dos internautas. Além disso, a pesquisa volta-se para o ensino e, por consequência, para as habilidades descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2017) apontadas como imprescindíveis nos processos de aprendizagem que envolvem textos da ordem do argumentar. A pesquisa insere-se no âmbito da Linguística Aplicada ao Ensino e, para alcançar os objetivos propostos, tomamos como embasamento os Estudos do Discurso, em que tratamos da Teoria da Argumentação, da Linguística de Texto e da Teoria Sociointeracionista da aprendizagem. O corpus constitui-se de publicações do Facebook, produzidas pelos estudantes e coletadas em três etapas: contexto escolar inicial, contexto escolar durante o projeto e após intervenção por meio de aplicação de sequência didática.
  • DOI: 10.11606/D.8.2018.tde-05092018-124941
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2018-02-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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