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Enunciados em jogo: a correlação entre língua e artes nas aulas de língua portuguesa

Lotti, Ana Luisa Feiteiro Cavalari

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-06-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Enunciados em jogo: a correlação entre língua e artes nas aulas de língua portuguesa
  • Autor: Lotti, Ana Luisa Feiteiro Cavalari
  • Orientador: Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de
  • Assuntos: Argumentação; Jogos Teatrais; Língua Portuguesa; Argumentation; Portuguese Language; Theater Games
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Nesse trabalho, enfoca-se o enunciado em seu funcionamento e contexto real em sala de aula.Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa apontam para o fato de que a atividade mais importante dos professores deve ser a de criar situações em que os alunos possam operarem sobre a própria linguagem. Assim, os enunciados orais e escritos, atualmente, são compreendidos como a base do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, a presente dissertação busca desenvolver um procedimento metodológico, o Jogo Teatral, que mobilize os alunos do Ensino Fundamental II a operarem sobre a própria linguagem por meio da produção de enunciados orais e escritos. Dessa forma, visamos desenvolver atividades didáticas que promovam a integração entre língua e Arte no ensino da argumentação. Isto se faz por meio da correlação entre o trabalho com enunciados em linguagem verbal e não verbal, e a linguagem teatral. Os Jogos Teatrais constituem-se em um método desenvolvido por Viola Spolin (2012 [1963]), diretora de teatro norte-americana, com o intuito de utilizálo o ensino de teatro para iniciantes, na preparação de atores, bem como no contexto escolar. Nossa fundamentação teórica está ancorada em uma concepção multidisciplinar de linguagem no bojo das teorias da Linguística, Filosofia e Psicologia. Soma-se a esta, o princípio sociointeracionistas da linguagem de Bakhtin (1992 [1929]); os fundamentos da Análise da Conversação, segundo Kerbrat-Orecchioni (1990); as teorias retóricoargumentativas, a partir de Amossy (2007); e os estudos de Goodwin (2003) e da nova ciência da gestualidade, entre outros. As atividades aplicadas permitem observar como resultados a integração entre língua e Arte, além de propiciar a interação dos sujeitos com e por meio das linguagens
  • DOI: 10.11606/D.8.2014.tde-11112014-185237
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2014-06-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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