skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Ente o corpo e o arquivo aproximações à ideia de gesto docente

Angélica Vier Munhoz Júlio Groppa Aquino

Revista Educação e Cultura Contemporânea Rio de Janeiro v. 17, n. 50, 2020

Rio de Janeiro, RJ 2020

Acesso online

  • Título:
    Ente o corpo e o arquivo aproximações à ideia de gesto docente
  • Autor: Angélica Vier Munhoz
  • Júlio Groppa Aquino
  • Assuntos: MEMÓRIA; GESTOS; ENSINO E APRENDIZAGEM; PROFESSORES
  • É parte de: Revista Educação e Cultura Contemporânea Rio de Janeiro v. 17, n. 50, 2020
  • Notas: Disponível em: HTTP://DX.DOI.ORG/10.5935/2238-1279.20200076 . Acesso em: 17 nov. 2021
  • Descrição: O propósito do ensaio consiste na articulação da noção de gesto a três outras instâncias: corpo, arquivo e docência. Na primeira argumentação, tomam-se as ideias de arquivo e de memória, a partir de algumas proposições de Michel Foucault. Na segunda, a aproximação dá-se com o historiador Yves Bisch, na perspectiva de entender como arquivamos e recriamos os gestos da docência no corpo. A terceira apoia-se em relatos da historiadora Arlette Farge, que se ocupou de gestos de determinado espaço-tempo. A argumentação aponta para a apreensão do gesto como abertura para uma nova temporalidade. Trata-se do que faz mover, perturbando o que o precedeu, atualizando-o e repetindo-o uma vez mais. As conclusões encaminham-se à ideia de que um corpo, no registro da docência, é sempre produzido a partir de seus gestos, os quais são arquivados, atualizados e transcriados, instaurando-se, assim, a possibilidade de que modos inusitados de existir possam ali se afirmar.
  • Editor: Rio de Janeiro, RJ
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: p. 40-58.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.