skip to main content

Impacto das novas tecnologias de informação e comunicação, através do blended learning, aplicadas aos graduandos em Odontopediatria

Alencar, Cássio José Fornazari

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia 2012-03-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Impacto das novas tecnologias de informação e comunicação, através do blended learning, aplicadas aos graduandos em Odontopediatria
  • Autor: Alencar, Cássio José Fornazari
  • Orientador: Haddad, Ana Estela
  • Assuntos: Ambiente Virtual De Aprendizagem; Educação Dental; Curso Híbrido Odontopediatria; Aprendizagem; Sistema De Gestão Da Aprendizagem; Course Management System; Blended Learning; Education Dental; Learning; Learning Managment System; Pediatric Dentistry
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo descreve a experiência inicial de integração do sistema de gestão de aprendizagem Moodle, para apoiar o processo de ensino-aprendizagem na Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Os alunos de pós-graduação (11) foram capacitados em tutoria para construir um curso complementar à grade curricular e gerenciar 2 grupos do último ano de graduação (n=132). Após um mês de aula teórica, os graduandos realizaram uma prova (P1), responderam um questionário inicial e em seguida participaram das atividades no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), durante o restante do curso. Realizaram 3 provas presenciais (P2, P3 e P4) durante a aprendizagem baseada na Web, gerando assim uma nota final (NF). Também responderam outro questionário sobre a experiência com a plataforma e foram avaliados através de uma nota de participação (NP) no Moodle. Observou-se uma correlação entre NP e NF. E comparando as notas finais das duas coortes do estudo, que participaram do Moodle, com outras 2 coortes que não participaram das atividades, observou-se diferença significante (p<0,001). Os alunos que mais participaram das atividades no Moodle obtiveram notas melhores. Além disso, houve uma diferença significativa entre as notas das coortes que tiveram a participação dos alunos no Moodle em comparação aos que não tiveram o aprendizado híbrido, sugerindo que a flexibilização através do AVA favorece o acréscimo de conhecimento.
  • DOI: 10.11606/T.23.2012.tde-11092012-160052
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia
  • Data de criação/publicação: 2012-03-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.