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Para pensar as dimensões do consumo midiatizado teoria, metodologia e aspectos empíricos

Clotilde Perez Eneus Trindade

Contemporânea: Revista de Comunicação e Cultura Salvador v. 14, n. 3, p. 385-397, set./dez. 2016

Salvador 2016

Acesso online

  • Título:
    Para pensar as dimensões do consumo midiatizado teoria, metodologia e aspectos empíricos
  • Autor: Clotilde Perez
  • Eneus Trindade
  • Assuntos: CONSUMO; MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA; PROPAGANDA; Consumo Midiatizado; Sistema Publicitário
  • É parte de: Contemporânea: Revista de Comunicação e Cultura Salvador v. 14, n. 3, p. 385-397, set./dez. 2016
  • Notas: Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/13485/13121. Acesso em: 02 jan. 2017
  • Descrição: A partir de abordagem conceitual cujo objetivo é refletir sobre as dimensões da presença midiática na formação dos hábitos e atitudes de consumo e na construção dos vínculos de sentidos entre as expressões das marcas/produtos/serviços e seus consumidores, busca-se a análise dos indicadores de gradientes destas interações como contextos da comunicação midiatizada, que ajudariam a explicar os processos de midiatização do consumo nos vários setores da vida material, conforme os postulados históricos de Braudel (1970) e de suas dimensões táticas e estratégicas no cotidiano (DE CERTEAU, 1994). O artigo identifica as aproximações e diferenças entre o consumo midiático e o consumo midiatizado, observando as especificidades das ordens do midiático, dos meios e daquilo que se faz perceber como fenômeno da midiatização da vida social, dentro de uma tradição teórica brasileira sobre este conceito (BRAGA, 2006; FAUSTO NETO e SGORLA, 2013) entre outros autores estrangeiros. A reflexão contribui para os estudos da comunicação, na interface com o consumo, que tem privilegiado nos últimos anos a discussão do consumo midiático, em detrimento de outras discussões, que se referem às lógicas midiatizadoras utilizadas pelo sistema publicitário na comunicação simbólica das marcas na vida material
  • Editor: Salvador
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 385-397.
  • Idioma: Português

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