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Para pensar as dimensões do consumo midiatizado teoria, metodologia e aspectos empíricos
Clotilde Perez Eneus Trindade
Contemporânea: Revista de Comunicação e Cultura Salvador v. 14,
n
. 3, p. 385-397, set./dez. 2016
Salvador 2016
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Título:
Para pensar as dimensões do consumo midiatizado teoria, metodologia e aspectos empíricos
Autor:
Clotilde Perez
Eneus Trindade
Assuntos:
CONSUMO
;
MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
;
PROPAGANDA
;
Consumo Midiatizado
;
Sistema Publicitário
É parte de:
Contemporânea: Revista de Comunicação e Cultura Salvador v. 14,
n
. 3, p. 385-397, set./dez. 2016
Notas:
Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/13485/13121. Acesso em: 02 jan. 2017
Descrição:
A partir de abordagem conceitual cujo objetivo é refletir sobre as dimensões da presença midiática na formação dos hábitos e atitudes de consumo e na construção dos vínculos de sentidos entre as expressões das marcas/produtos/serviços e seus consumidores, busca-se a análise dos indicadores de gradientes destas interações como contextos da comunicação midiatizada, que ajudariam a explicar os processos de midiatização do consumo nos vários setores da vida material, conforme os postulados históricos de Braudel (1970) e de suas dimensões táticas e estratégicas no cotidiano (DE CERTEAU, 1994). O artigo identifica as aproximações e diferenças entre o consumo midiático e o consumo midiatizado, observando as especificidades das ordens do midiático, dos meios e daquilo que se faz perceber como fenômeno da midiatização da vida social, dentro de uma tradição teórica brasileira sobre este conceito (BRAGA, 2006; FAUSTO NETO e SGORLA, 2013) entre outros autores estrangeiros. A reflexão contribui para os estudos da comunicação, na interface com o consumo, que tem privilegiado nos últimos anos a discussão do consumo midiático, em detrimento de outras discussões, que se referem às lógicas midiatizadoras utilizadas pelo sistema publicitário na comunicação simbólica das marcas na vida material
Editor:
Salvador
Data de criação/publicação:
2016
Formato:
p. 385-397.
Idioma:
Português
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