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Análise do desempenho dos estudantes de enfermagem no ensino por competências e no ensino para compreensão

Wana Yeda Paranhos Adriano Aparecido Bezerra Chaves; Marcos Antonio da Eira Frias; Maria Madalena Januario Leite

Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v.49, n. esp. 2, p.115-121, 2015

São Paulo 2015

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (LEITE, M. M. J. doc 76e )(Acessar)

  • Título:
    Análise do desempenho dos estudantes de enfermagem no ensino por competências e no ensino para compreensão
  • Autor: Wana Yeda Paranhos
  • Adriano Aparecido Bezerra Chaves; Marcos Antonio da Eira Frias; Maria Madalena Januario Leite
  • Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENSINO SUPERIOR -- ENFERMAGEM; PROGRAMAS DE ENSINO SUPERIOR -- ENFERMAGEM; ENSINO E APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
  • É parte de: Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v.49, n. esp. 2, p.115-121, 2015
  • Notas: Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49nspe2/1980-220X-reeusp-49-spe2-0115.pdf>. Acesso em 16 jun. 2016.
  • Descrição: Objetivo: Analisar o desempenho dos estudantes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado do projeto pedagógico baseado em Competências (currículo A) e dos estudantes do projeto pedagógico na perspectiva do Ensino para Compreensão (currículo B). Método: Estudo exploratório descritivo, quantitativo e documental. O local da pesquisa foi uma universidade privada do município de São Paulo e para a coleta de dados foram utilizados 312 instrumentos de avaliação de desempenho dos estudantes da disciplina em questão. Resultados: A avaliação do desempenho dos estudantes do currículo A não teve diferença em relação à média geral dos estudantes do currículo B. Os estudantes do A mostraram melhor desempenho em relação ao B na unidade de terapia intensiva e no tópico práticas pedagógicas, e os do B nos tópicos bases comportamentais e atitudinais e gestão. Os estudantes que são técnicos de enfermagem têm desempenho melhor e os que trabalham à tarde têm melhores notas. Conclusão: Não foi comprovada a hipótese de que os estudantes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado do currículo por compreensão (B) tem melhor desempenho que os estudantes do currículo por competências (A). A formação como técnico de enfermagem e turno de trabalho foram variáveis que interferiram no desempenho dos alunos independentemente do tipo de currículo. Durante o estudo houve a possibilidade de analisar os instrumentos de avaliação de desempenho dos estudantes, bem como o preenchimento pelos docentes, constatando-se que há necessidade de melhor estruturação na avaliação de desempenho do estudante e, principalmente, um processo de capacitação dos professores para a execução dessa atividade.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 115-121.
  • Idioma: Português

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